PL 144

Por: Pedro Della Côrte | 26/03/2021 16:35:45

Recentemente temos acompanhado o duelo que define atividade física como sendo um serviço essencial ou não. Pois nesta semana, o governador do RS sancionou a lei que havia sido aprovada pelos deputados estaduais definindo a Atividade Física e o Exercício Físico como essenciais para a população gaúcha, corrigindo uma injustiça com os educadores físicos, tão importantes para o exercício desta prática de uma forma segura e responsável. 

O projeto de lei 144, apresentado pela deputada estadual Fran Somensi, reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como serviços essenciais à população do RS, tanto em academias, em clínicas quanto em espaços públicos. Mas fico me perguntando: não é óbvio que esta prática faz bem à saúde? De qualquer forma, agradecemos a deputada por ter apresentado aos que não sabiam ainda da importância que é praticar exercícios, principalmente com a orientação dos educadores físicos, em um momento no qual nossa saúde está em risco.
Mas você sabe a diferença entre atividade física e o exercício físico?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a atividade física é qualquer movimento corporal não programado executado no dia a dia, como por exemplo, cuidar dos filhos, limpar a casa, passear com animais de estimação, ou seja, qualquer atividade que não venha a ser ficar sentado no sofá com o controle na mão. Já os exercícios físicos são atividades programadas que buscam atingir um objetivo, como movimentos planejados para o propósito de reduzir o peso corporal, exercícios para hipertrofia, movimentos que vão auxiliar a prevenir diversas doenças causadas pelo sedentarismo, como do coração, hipertensão, diabetes, entre outras.

Não desmerecendo todas as atividades que já realizamos no dia a dia, é importante salientar que a prática de exercícios físicos regulares, além de prevenir doenças, irá contribuir para melhorar a oxigenação dos nossos tecidos, fortalecendo nosso sistema imunológico. Lembrando, é claro, que não podemos esquecer que uma alimentação saudável, associada à prática de exercícios físicos, torna nosso corpo e mente mais dispostos e saudáveis. Portanto, o que você está esperando para sair dessa cama ou desse sofá e começar hoje mesmo a praticar?

Apoio:

  


 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Pedro Della Côrte

Pedro Della Côrte

Professor Universitário, coordenador de curso, biólogo (CRBio3 41579), biomédico (CRBM5 3259), mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, proprietário da Clínica Levestar e do Instituto Idevi – Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde. Contato: [email protected]



As colunas de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do SERRANOSSA.



 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA