Importância da Vitamina D

Por: Pedro Della Côrte | 04/01/2021 15:29:41

Muito tem se falado na vitamina D no último ano, principalmente pelo fato de ser um dos complementos presentes no tratamento precoce da COVID-19. Mas você sabe o que é a Vitamina D e sua importância para o nosso organismo?

Classificada como um hormônio esteroide, portanto lipossolúvel, ela apresenta como principal função a manutenção dos níveis de cálcio e sódio pelo nosso organismo, sendo sintetizada quando ocorre exposição pela luz solar, ou pela ingestão de alimentos ricos em proteínas animais e vegetais.  Além dessa função, estudos demonstram que ela exerce um papel importante na prevenção da diabetes, na melhora do sistema imunológico, na redução de processos inflamatórios, no fortalecimento dos músculos, além de diminuir os riscos de desenvolver hipertensão.

O consumo de alimentos ricos em vitamina D não se apresenta suficiente para suprir as necessidades diárias, portanto, é necessário que ocorra a exposição à luz solar. Para que esta produção seja adequada, alguns especialistas orientam que pessoas com pele clara devem ficar expostas por pelo menos 15 minutos à luz solar diariamente, enquanto as de pele escura, no mínimo 1 hora. Mas caso, mesmo assim, não seja o suficiente para atingir os níveis necessários, os médicos podem orientar o uso de suplementação de vitamina D.

É comum que os sinais de deficiência da vitamina D no organismo estejam associados a alterações nos ossos, como osteomalácia ou osteoporose nos adultos, ou até mesmo raquitismo nas crianças. Além disto, alguns pacientes costumam relatar dor e fraqueza muscular. É sempre importante procurar pelo médico para avaliar como estão estes níveis, os quais através de um exame de sangue é possível detectar sua concentração.
Assim como a deficiência pode trazer complicações à nossa saúde, seu excesso também pode, como enfraquecimento dos ossos, desenvolvimento de pedras nos rins pelo excesso de cálcio no sangue, além de arritmias cardíacas. É importante salientar que este excesso só acontece quando ocorre o uso exagerado de suplemento dessa vitamina.

O que estamos percebendo ultimamente é a falta de informação a respeito das suplementações, pois sabemos da importância da vitamina D e de outras para o nosso organismo. Mas o que não podemos é fazer o uso indiscriminado desses suplementos. Portanto, antes de sair tomando suplemento de Vitamina D, procure um médico e siga suas orientações. 
 

Apoio:

  

 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Pedro Della Côrte

Pedro Della Côrte

Professor Universitário, coordenador de curso, biólogo (CRBio3 41579), biomédico (CRBM5 3259), mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, proprietário da Clínica Levestar e do Instituto Idevi – Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde. Contato: [email protected]



As colunas de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do SERRANOSSA.



 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 805
04/08/2021 00:00:18
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA