Voltamos!

Por: Pedro Della Côrte | 30/04/2021 14:08:23

Tantos foram os problemas enfrentados nos últimos tempos que muitos de nós não sabíamos mais como lidar com a demora no retorno às aulas, pois estávamos de mãos atadas, ora por ações judiciais, ora por ações políticas. Mas bastou uma mobilização e união de pais, alunos, diretores e professores que conseguimos pressionar o governo do Estado, possibilitando assim o retorno, por mais que alguns falem o contrário.

É indiscutível a importância da escola na vida de nossas crianças, não somente pelo aprendizado, mas principalmente pelo convívio com colegas e professores, tornando esta relação parte da construção de um cidadão. As relações humanas nunca foram tão importantes neste momento, uma vez que por meses muitos de nós ficamos isolados, sem contar nossas crianças, que o fato de não se relacionarem com seus amiguinhos passaram a apresentar comportamentos inadequados como agressividade, individualismo e medo.

Não tiro o mérito pelo sucesso do distanciamento social aplicado pelo governo no início da Pandemia, mas nos últimos meses é fato que ficou obsoleto e sem sentido, pois liberava a abertura de inúmeros serviços, menos as escolas. Escolas estas que estão com seus estoques abarrotados de equipamentos de proteção individual, incluindo as escolas estaduais, o que nos garante uma segurança para os professores e nossas crianças, tornando o ambiente seguro para o retorno.

Queremos, sim, vacina para todos, incluindo, é claro, os profissionais da educação, mas até lá, o que fazemos? Já tivemos tempo de nos prepararmos e adaptarmos nossas escolas para retornar às aulas presenciais, basta agora é nos esforçarmos e unirmos para que este espaço continue seguro para todos.
Portanto, neste momento, pelo bem e futuro de nossas crianças e adolescentes, esqueçamos as disputas políticas e foquemos toda nossa energia para que este retorno seja permanente, e que juntos possamos reparar o tempo perdido, porque por mais que muitos colegas tenham se esforçado e se reinventado, sabemos que o abismo social impede que o ensino chegue da mesma forma para todos.
Lembrem que a educação é transformadora, sem ela e sem a escola não passamos de um monte de carne. Juntos venceremos a Pandemia e a ignorância.
 

Apoio:

  
 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Pedro Della Côrte

Pedro Della Côrte

Professor Universitário, coordenador de curso, biólogo (CRBio3 41579), biomédico (CRBM5 3259), mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, proprietário da Clínica Levestar e do Instituto Idevi – Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde. Contato: [email protected]



As colunas de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do SERRANOSSA.



 




Leia a Edição
IMPRESSA


Edição 809
05/07/2021 00:05:38
Edições Anteriores

Curta o SERRANOSSA