Com 1.200 pessoas, Jornada Diocesana da Juventude é símbolo de esperança em Faria Lemos
Evento proporcionou tarde de oração, formação e alegria para participantes das diversas Regiões Pastorais da Diocese de Caxias do Sul
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Faria Lemos, que há três meses foi ponto de acolhida dos desabrigados das chuvas e das equipes de buscas, no sábado, 31/08, acolheu a esperança. Mais de 1200 pessoas, em sua maioria jovens, vindas de diversas cidades da Serra Gaúcha, desembarcaram no distrito de Bento Gonçalves para participar da 8ª Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ.
O evento iniciou com a participação da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, composta por músicos da comunidade. Em seguida, os participantes foram acolhidos com a animação conduzida pela banda de grupos de jovens de Bento Gonçalves.
A tarde seguiu com momentos de oração e formação com as catequeses. Nesta edição foram trabalhados quatro temas que envolveram: autocuidado e saúde mental; como ser cristão nas redes sociais a exemplo do beato Carlo Acutis; evangelização por meio da dança e como a fé pode auxiliar no caminho profissional.
A adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa de Envio, momentos centrais da JTchêJ proporcionaram uma experiência de aprofundamento da fé. A adoração foi conduzida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Ele destacou que o encontro de jovens gera bons frutos. “Nossa Diocese de Caxias do Sul, que está completando 90 anos de criação, quando faz um evento como esse é de suma importância porque os jovens também tem necessidade de se encontrar com outros jovens que fazem uma caminhada de fé. E quando a gente olha com carinho e prepara as novas gerações, temos que ter presente que serão pais, mães e profissionais do futuro e vão poder contribuir com a sociedade, com a caminhada da Igreja e com a vivência do evangelho no mundo”, disse.
Já a Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer, que é membro da Comissão Episcopal da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em sua homilia, ele encorajou os jovens a seguirem a Cristo buscando orientação na sua Palavra. “Jovens, leiam a Bíblia e transforem em fé viva o que vocês leem, aprendem e ensinam. Precisamos de uma nova civilização do amor, de pessoas que cultivem a Ecologia Integral, a fraternidade entre todos e que não tenham medo. E nós encontramos como realizar todas essas coisas na Palavra de Cristo”. Ele também manifestou solidariedade com a comunidade de Faria Lemos. “Vocês, Jovens, são a esperança, e, para essa comunidade que em maio passado foi fortemente atingida pelas chuvas, devemos mostrar que não estão sós. Toda a Igreja, está rezando e está junto com vocês neste momento de retomada, como hoje, sendo esse sinal de recomeço”.
Para finalizar e celebrar o dia, o encerramento da JTchêJ foi no formato de uma festa católica, animada e conduzida pelo maranhense DJ Moisés Santos. O DJ fez toda a juventude tirar o pé do chão ao som de músicas católicas remixadas.
O assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon fez uma avaliação positiva da JTchêJ. “Dentro que foi acontecendo este ano, as chuvas, as dúvidas, a gente conseguiu fazer um bonito evento, que envolveu os jovens, que foi alegre e divertido. Também foi importante para a comunidade de Faria Lemos, para eles recuperarem a esperança em dias melhores”.
Caxias do Sul volta a receber a JTchêJ
Ao término da JTchêJ, Caxias do Sul foi anunciada como cidade-sede da 9ª edição que será realizada em 2025. A Jornada irá acontecer no contexto do ano jubilar, em data e local a serem definidos.