Com ameaça de novas invasões, governo pede reforço da segurança

Manifestações estão marcadas para ocorrer nesta quarta-feira, 11/01, em todas as capitais do país

Reprodução redes sociais

Órgãos do Governo Federal detectaram mensagens que anunciam uma “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”, marcada para esta quarta-feira, 11/01, a partir das 18h, em todas as capitais do país.

Após tomar conhecimento, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República ingressaram com pedidos no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam impostas medidas de segurança que protejam prédios públicos e impeçam o bloqueio de vias urbanas e rodovias.

Os pedidos são assinados pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador da Câmara Criminal do Ministério Público Federal. Ambos anexaram panfletos e mensagens que dão conta de uma “mega manifestação”.

Na petição, a AGU anexou o nome de pessoas e grupos identificados espalhando a convocação, que também circula em grupos no aplicativo de mensagens Telegram. O órgão alertou que o país “encontra-se na iminência de grave situação”, semelhante à observada no último domingo, 08/01, quando centenas de pessoas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.