Com intensa programação, 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho aguardam cerca de 300 mil visitantes

Evento teve início na manhã de quinta-feira, 08/06, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a Fundaparque; cerca de 30 mil itens estão sendo ofertados e há expectativa para movimento superior a R$ 50 milhões

Foto: Gabriel Santos

Após uma edição de sucesso, que bateu recorde de público, a 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho estão de volta em Bento Gonçalves. A abertura oficial do evento aconteceu na tarde de quinta-feira, 08/06, com a presença da corte, de diretores, autoridades e público em geral.

Até o dia 18 de junho, a região da Serra Gaúcha poderá prestigiar uma intensa programação, preparada com novidades nas mais diversas áreas. Além de contar com entretenimento, muito vinho e diversas opções de atrações musicais.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Para as edições deste ano são esperados mais de 300 mil visitantes, com a participação de mais de 450 expositores e 30 mil itens à mostra durante os 11 dias de evento.

  • Vinícola Garibaldi

A ExpoBento, assim como a Fenavinho, estão intimamente ligadas à história do desenvolvimento de Bento Gonçalves. A festa teve sua primeira edição em 1967, enquanto a feira foi inaugurada em 1990. A partir de 2019, ambas se uniram e, juntas, se fortaleceram, evidenciando ainda mais suas potencialidades.

O Diretor Geral da 31ª ExpoBento, Bruno Benini, destaca que a feira foi preparada com muito carinho, para oferecer a cada visitante, experiências incríveis.

“Edificamos uma feira que combina atrativos consagrados e novidades na programação. Pela primeira vez, estamos com cerca de 500 marcas expositoras no Parque de Evento. Temos mais de 120 shows, festivais nacionais, o inédito Pavilhão Inova Bento, espaços instagramáveis, workshops, oficinas, opções de compras, gastronomia, vinhos – enfim, uma amplitude de atrações que seguramente vão garantir ótimos momentos e vivências ao público”, afirma.

Já o Coordenador do Comitê da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valério, salienta que a festa foi preparada com alegria, orgulho e otimismo, além de editar, por mais uma vez, a bem-sucedida parceria com a ExpoBento.

“Durante os próximos onze dias, estaremos reunidos em uma celebração ao vinho e à toda cultura que ele carrega. Bento Gonçalves está revivendo a Fenavinho com uma programação que iniciou no começo do ano, trazendo o Vinho Encanado, o Tortelaço, a Escolha da Corte, os

Jogos Coloniais e segue no espaço da Vila Típica”, afirma.

Valério também acrescenta que a Fenavinho é uma verdadeira homenagem ao vinho e ao ciclo que começa com o produtor rural sob chuva ou sob sol, no cultivo da videira, posteriormente ganhando taças ao redor do mundo.

“Juntos, vamos viver essa experiência incrível que é a Fenavinho, acompanhada da ExpoBento”, salienta.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, afirma que a ExpoBento e a Fenavinho são importantes momentos para evidenciar as potencialidades da cidade, da indústria e do empreendedorismo.

“E para celebrar o produto que dá à cidade o título de Capital Nacional do vinho. São dias para reunir a comunidade e receber os visitantes de braços abertos. A Prefeitura é apoiadora destes grandes eventos e este ano temos como novidades os investimentos realizados na Fundaparque com a pavimentação do estacionamento, iluminação e demais melhorias”, frisa.

A presidente do CIC-BG, entidade promotora da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho, Marijane Paese, afirma que realizar um encontro como a ExpoBento, em um momento de desafios e busca por soluções para impulsionar a economia, é uma ferramenta poderosa e estratégica para o crescimento sustentável.

“Ao expor seus produtos e serviços em um evento desse porte, as empresas têm a chance de alcançar público amplo e diversificado, aumentando o reconhecimento da marca e gerando potenciais clientes interessados em suas ofertas. A visibilidade é um dos principais motores do desenvolvimento econômico, impulsionando o crescimento das empresas e estimulando a concorrência saudável”, garante.

A ExpoBento

A ExpoBento é considerada a maior feira multisetorial de compras e entretenimento do Brasil, atraindo pessoas do país inteiro, que vem em busca de oportunidades de boas compras, diversão, cultura e claro, de turismo.

O evento já soma nada mais, nada menos do que 4 milhões de visitantes ao longo de suas edições anuais, fortalecendo a economia e a cultura regional, além de colocar o município e a Serra nos holofotes.

Durante os dias de evento, a feira proporciona ao público, uma combinação de atrativos, capaz de agradar os mais diferentes perfis de visitantes, ao reunir novidades de quase 500 expositores de variados segmentos, tais como: agroindústria, imóveis, vestuário, alimentação, automóveis, agronegócio, vinhos, recreação e variedades.

Outro destaque da ExpoBento é a Vila Típica da 18° Festa Nacional do Vinho, que ocorre de forma concomitante.

A Fenavinho

Já a Festa Nacional do Vinho, conhecida como Fenavinho, é fruto de um grande envolvimento social para mostrar ao Brasil o potencial empreendedor de um município que, na época, ainda era cercado por estradas de terra. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março daquele ano, o evento já foi um sucesso, recebendo mais de 100 mil pessoas.

Graças à união da comunidade, que se tornou real o ideal do empreendedor Moysés Michelon, mentor da primeira edição da Fenavinho. Desde o apoio à divulgação até a limpeza do espaço para a festa, o envolvimento comunitário teve contribuição essencial e determinante para o sucesso do evento.

Foto: Gabriel Santos

A Fenavinho projetou Bento Gonçalves em âmbito nacional, alcançando também, a condição de referência nos segmentos vinícola e turístico. A título de exemplo dessa projeção foi a primeira vinda de um presidente da república à cidade. O General Humberto de Alencar Castelo Branco esteve na Capital Brasileira do Vinho durante a 1ª Fenavinho.

Na época, não havia asfaltamento entre Porto Alegre e a região, mas logo após a visita do presidente o processo asfáltico acelerou.

Por esse e outros motivos, o sentimento de pertencimento da comunidade de Bento Gonçalves ao legado e simbolismo que a Fenavinho representa a nível não só regional, mas também nacional, se fortalece a cada edição.

Soberanas

Para esta edição, Ana Paula Côrtes Foresti foi eleita a Imperatriz do Vinho. Ao lado dela, ficam as Damas de Honra, Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai, que são consideradas símbolos importantes da festa e da feira.

Foto: Diogo Zanetti

A Imperatriz da 18ª Fenavinho, Ana Paula Côrtes Foresti, afirma que nos próximos dias irão colher os frutos de todo trabalho e dedicação que tiveram no período anterior.

“Os próximos dias serão de muita emoção e diversão. Por onde passamos nesse período de divulgação, vimos o quanto Bento Gonçalves e a Fenavinho são queridas e como as pessoas estão aguardando para festejar e prestigiar esse momento com a gente. Estamos todos orgulhosos de todo esse processo, e temos certeza que quem vier nos prestigiar terá uma experiência única e encantadora”, salienta.

Vestimentas

Os vestidos utilizados pelas soberanas sempre geram expectativas para a comunidade de Bento Gonçalves. Neste ano, as peças utilizadas durante seus reinados são um retrato histórico da cultura da uva e do vinho no município.

Os trajes foram criados pela designer de moda Caroline Ambrosi. Para confeccionar as peças, uma equipe de quatro profissionais se debruçou, por 45 dias, no corte e na costura de cerca de 200 metros de tecido.

Os trajes têm modelagem típica italiana e predominância nas cores do vinho. As peças foram confeccionadas em veludo, uma vez que a festa se realiza nos meses de outono e inverno, e trazem detalhes vistosos. Entre eles, estão os cristais utilizados para compor os cachos de uva, que somam 1,5 mil pedras aplicadas individualmente, e as rendas com pérolas.

Confira a programação desta sexta-feira, 09/06

Programação especial

Dia 08/06 – Sunset Riders, Black Birds e Gio Lisboa (Praça Gastronômica)

Dia 9 – Claus e Vanessa (Praça Gastronômica)

Dia 10 – Nacional Kid e Gaudêncio Sincero (Praça Gastronômica)

Dia 11 – Rastros do Tempo e Rock de Galpão (Praça Gastronômica)

Dia 12 – Serginho Moah (Praça Gastronômica)

Dia 13 – Appl Rock: Tributo a Beatles e Corpo e Alma (Praça Gastronômica)

Dia 14 – Elixir Inc. e Vera Loca (Praça Gastronômica)

Dia 15 – Chimarruts (Praça Gastronômica)

Dia 16 – Nenhum de Nós (Praça Gastronômica)

Dia 17 – Orquestra de Brinquedos e Tati Freitas (Praça Gastronômica)

Festivais Nacionais

Dia 10 – Luan Pereira e Kevinho (Pavilhão E)

Dia 12 – Armandinho (Pavilhão E)

Dia 17 – Augusto & Rafael, João Bosco & Gabriel e Naldo (Pavilhão E).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://expobento.com.br/programacao#datas

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também