Com investimento de quase R$ 400 mil, prefeitura de Bento inaugura 1º Praça Adaptada
O espaço, que conta com 100% de acessibilidade, está localizado no bairro Progresso, ao lado da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves
Na última sexta-feira, 10/11, a prefeitura de Bento Gonçalves realizou a inauguração da primeira Praça Adaptada da cidade. O espaço, que conta com 100% de acessibilidade, está localizado no bairro Progresso. De acordo com o Executivo, o projeto busca tornar a experiência acessível para toda a população.
O investimento total na obra foi de R$ 374.855,92 – incluindo o passeio público com piso podotátil.
“Com a entrega da Praça Adaptada, também resolvemos o passeio público, instalamos luz em LED para trazer mais segurança para quem andar na praça e aos moradores locais. Parabéns a toda a comunidade”, disse o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio.
A praça conta com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. São dois balanços duplos para cadeirantes, um gira-gira adaptado para cadeirante, uma gangorra de ferro adaptada para cadeirante e bancos de praça em madeira.
Para o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, o espaço é de acolhimento. “Aqui não é só uma praça de brinquedos. É um local onde as pessoas vão poder confraternizar fora de um espaço de atividades que é na ADEF [Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves], que também é um espaço de acolhimento. Aqui é um espaço de confraternização onde as pessoas podem vir conversar e tem uma característica de ser uma praça de inclusão social, acessível. Todos nós precisamos de dignidade para viver, é porque não o deficiente? E essa é a nossa luta: uma Bento que dá dignidade para as pessoas”, disse.
A presidente da Associação dos Deficientes Físicos (ADEF), Andressa Ben, destaca a importância de um espaço como este. “Essa praça é um ganho não só para a ADEF, mas para toda a comunidade. Essa praça é a única no município com total adaptação para pessoas com deficiência se inserir num espaço que é delas. É um ganho gigantesco para as pessoas com deficiência, para as mães. É uma praça de socialização. O pessoal da comunidade está fazendo uso desse espaço e inclusive cuidando dele. O pessoal está sensibilizado e feliz com essa construção. É um espaço que utilizamos para prática de neurorealbitação. Em nome da ADEF, o nosso muito obrigado do Poder Público ter acolhido essa demanda”, agradeceu.
“Essa obra tem um cuidado especial. Ela foi pensada para uma parte da população que mais precisa do apoio de todos. A calçada foi pensada para a acessibilidade. A iluminação foi trocada para LED. É um trabalho em conjunto que entregamos, onde envolveu uma série de profissionais para se tornar realidade. É vamos aproveitar muito essa praça”, salienta o prefeito Diogo Siqueira (PSDB).
Ainda durante o evento, o prefeito entregou aos vereadores um projeto de lei que busca denominar o espaço como “Praça da Inclusão”, um pedido feito junto da ADEF.
A praça está localizada na rua Étore Geovane Perizolo, ao lado da ADEF, no bairro Progresso.