Com o saldo positivo de outubro, Bento supera o total de empregos formais de 2019

Desde o mês de julho, dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) têm apontado uma melhora na geração de emprego em Bento Gonçalves. O mês de outubro apresentou saldo positivo de 470 vagas, com contribuição, principalmente, da indústria e do comércio, que representaram 84% do total dos empregos gerados. Com isso, o ano de 2020 já superou o total de empregos formais registrados em 2019, passando de 44.277 no ano passado para 44.401 até outubro deste ano. No acumulado do ano, o saldo é de 124, uma realidade diferente daquela constatada em âmbito estadual e nacional. 


 

No acumulado de março a outubro, mesmo com 986 empregos a menos, o dado representa um avanço de 31% na comparação com o período de março a setembro. Essa melhoria é de 58% quando se compara com o acumulado de março a junho, o ápice no saldo negativo durante a pandemia no município.


 

Quanto aos principais impactos dentro dos setores econômicos de Bento Gonçalves no período da pandemia, apresentam-se as atividades de serviços de alimentação, serviços de alojamento e fabricação de produtos alimentícios como as que registraram maior saldo negativo. As atividades com maiores saldos positivos foram fabricação de móveis, produtos de borracha/plástico e de metal, além de serviços de tecnologia e informação.


 

No Rio Grande do Sul, outubro contribuiu com um saldo positivo de 27.013, quase o dobro do obtido em setembro e quatro vezes mais quando comparado a agosto, com contribuição principalmente de comércio (+8.864), indústria (+8.149) e serviços (+7.775). No período de março a outubro temos um saldo de -69.677, uma melhora de 37% na comparação com o saldo de março a setembro. No total do ano o saldo é negativo, um pouco mais de 48 mil. 

Fonte: OECON/CICBG