• Tacchini Sistema de Saúde
  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Com projeto premiado, estudante gaúcho representa o RS em feira de Taiwan, na Ásia

  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi

Pedro de Oliveira Trento, de 19 anos, está participando da Taiwan International Science Fair

Foto: Luis Eduardo Selbach/Fundação Liberato

Pedro de Oliveira Trento, de 19 anos, aluno do curso técnico em Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, está participando da Taiwan International Science Fair (TISF), que acontece a partir de domingo, 28/01, até sexta-feira, 02/02, na cidade de Taipei, capital de Taiwan. Ele venceu o Prêmio Carlos Armando Koch, oferecido pela prefeitura de Novo Hamburgo na edição mais recente da Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela fundação.

Safe Medication – Um estudo sobre o uso de uma inteligência artificial para o reconhecimento de erros de medicação é o projeto desenvolvido por Pedro com orientação do professor Marcio Momberger. O objetivo da pesquisa é desenvolver um programa computacional a partir de uma inteligência artificial capaz de atuar na identificação de possíveis casos de erros na posologia de medicamentos.

O desenvolvimento do programa computacional ocorreu por meio de rede neural. Primeiramente, houve um treinamento do sistema para dez medicamentos. O treinamento da rede neural foi realizado com casos corretos e incorretos de posologia de medicamentos. Pedro desenvolveu uma interface gráfica para a entrada e saída dos dados de novos casos a serem analisados pelo sistema. Foram desenvolvidas redes neurais com diferentes configurações visando atingir uma alta precisão para os dados de treinamento e validação.

No desenvolvimento, o estudante utilizou uma matriz de confusão (tabela com duas linhas e duas colunas que relata o número de falsos positivos, falsos negativos, verdadeiros positivos e verdadeiros negativos) para apresentar a precisão da rede a casos fora do grupo de treinamento, obtendo uma precisão em torno de 96%. Os resultados dessa etapa da pesquisa indicam a viabilidade do uso de uma rede neural para o reconhecimento de erros de posologia de medicamentos.

A edição deste ano da feira conta com 211 projetos de 27 países: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Guam, Hong Kong, Hungria, Indonésia, Irã, Japão, Luxemburgo, Macau, Malásia, México, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Romênia, Rússia, Suíça, Tailândia, Tunísia, Turquia e Taiwan.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também