Com semáforo inteligente, tempo de espera deve ser reduzido em 30% em Bento

Sistema já foi instalado no cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no Borgo, mas ainda não está operando na sua totalidade. Prefeitura adianta que outro semáforo inteligente será instalado ainda neste mês, em outro ponto da cidade

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

Em outubro, a prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), instalou o primeiro sistema de semáforo inteligente no município. As câmeras foram alocadas no cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo, a fim de reduzir o tempo de espera dos veículos no local. A expectativa, conforme o secretário Marcos Barbosa, é que o tempo médio seja reduzido em torno de 30% assim que começar a operar em sua totalidade, “que é o resultado obtido em outras cidades onde o sistema já está instalado”, revela. “Esse percentual de redução irá variar um pouco durante o dia, dependendo da quantidade de veículos no local, mas deve ficar em uma redução de 20 a 40%”, complementa Barbosa.

O novo sistema é responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e pela gestão das sinaleiras do local. “O sistema aperfeiçoa os tempos de verde do semáforo, reduzindo o tempo de espera quando o movimento de veículos está baixo e distribuindo o trânsito de forma mais eficiente quando o trânsito está carregado”, detalha o secretário.

Conforme a Segimu, o equipamento funciona até mesmo em situações de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva. Entretanto, o secretário explica que ainda faltam alguns ajustes de tempo e alguns ajustes no programa que gerencia o cruzamento. “Estamos no aguardo da empresa fabricante para finalizar estes detalhes”, afirma.

O valor aproximado de todo o sistema, considerando as câmeras, o módulo que faz o processamento das imagens, os cabos e demais aparelhagem, é de R$ 45 mil. Agora, a ideia é instalar novas câmeras em outros pontos da cidade. “Estamos aguardando o sistema funcionar 100% neste primeiro cruzamento para definir o local onde será instalado o próximo semáforo inteligente”, adianta Barbosa. “Estamos avaliando o local onde iremos ter o melhor beneficio para o motorista. Acreditamos que neste mês já iniciamos a instalação do segundo semáforo”, revela o secretário. Segundo a Segimu, o cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no Borgo, foi escolhido pelo fato de ser o semáforo do município com o maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.

Questionado sobre outros locais em que o sistema já está em funcionamento no RS, Barbosa cita a entrada da cidade de Caxias do Sul e em diversos pontos em Porto Alegre, “como em alguns cruzamentos da av. Nilo Peçanha”, exemplifica.

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

Como funciona o sistema?

Os novos equipamentos foram fixados em frente às sinaleiras e detectam a passagem dos veículos. O dado é enviado a um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde (sinal aberto), com base nas informações repassadas. Com isso o sistema analisará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo.