Combate ao Câncer: Liga lança ação inédita no país
A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves se prepara para deflagrar uma ação inédita no país, que vai tornar mais visível a doença de dependência da nicotina. A partir deste sábado, dia 30, em uma parceria firmada com o Hospital Tacchini, as guias de internação, alta hospitalar e outros documentos médicos passarão a ter a inclusão do CID10 – F17, código da doença denominada Tabagismo. A medida, além de sair de estimativas e revelar dados reais, também auxiliará no tratamento e na prevenção da doença.
O lançamento do projeto, idealizado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, acontecerá na noite desta sexta-feira, dia 29, no Dall’Onder Grande Hotel, com a presença de representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Médica de Bento Gonçalves (AMEB), Hospital Tacchini e prefeitura. “Neste dia vamos celebrar a conquista de mais uma importante luta na melhoria da saúde e da vida das pessoas”, comemora a presidente da Liga, Maria Lúcia Severa. Ela explica, ainda, que o projeto-piloto vai suprir a carência de informações epidemiológicas devido à falta de registros e notificações formais sobre a doença. “O registro diagnóstico agora vai passar a ser uma rotina. Assim, aqueles pacientes fumantes ao serem hospitalizados passarão a ter maior apoio terapêutico da equipe assistencial”, destaca.
O projeto, que já nasceu com o apoio e adesão da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, deverá dar melhor clareza ao sistema de notificações de danos, agravos e mortalidade de tabagistas no país. Com esta abrangência e envolvimento de entidades, a iniciativa deverá, mesmo que de forma gradativa, beneficiar todos os brasileiros, sendo estendido para outros municípios do Brasil.
Pauta permanente
Em Bento Gonçalves, o tema tabagismo é pauta permanente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, que aproveita a semana alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) para reforçar o trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar contemplando grupos de cessação ao tabagismo na sede e em empresas, além de palestras de conscientização.
O trabalho com grupos de cessação ao tabagismo na sede, realizado desde 2009, é coordenado pela enfermeira Márcia Baldi e assistido por uma equipe multidisciplinar composta por médico pneumologista, nutricionista, psicóloga e educador físico. Os encontros são realizados sempre nas quartas-feiras, às 14h, e têm uma hora de duração. Atualmente, o grupo é formado por 15 participantes, que depois de sete encontros fechados têm acesso às sessões abertas ou de manutenção. “O objetivo é reforçar as sessões fechadas, oportunizando a todos os grupos a participação”, destaca a presidente da Liga. Todo trabalho segue os moldes do programa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde. Paralelo a esses encontros, também são realizadas palestras gratuitas periódicas em empresas, escolas e entidades, sempre com o objetivo de chamar a atenção para o assunto, mostrando como o fumo prejudica a saúde.
Para participar do grupo de cessação ao tabagismo ou obter esclarecimentos sobre o programa basta entrar em contato através do telefone (54) 3451 4233, do e-mail liga@ligaccbg.com.br ou procurar a entidade (rua Paraná, 31). Para as palestras, é necessário agendamento.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.