Comece o ano com uma boa ação

Nada como começar o ano novo realizando uma boa ação. E uma atitude pode parecer pequena para quem faz, mas é vital para quem é beneficiado: doar sangue. É um ato de amor e solidariedade. O procedimento é simples, rápido e indolor. E com menos de uma hora, é possível ajudar cerca de três vidas. Além disso, doar sangue nessa época traz ainda mais benefícios, porque o número de voluntários diminui em função das férias e a demanda aumenta.

A assistente social do setor de captação de doadores do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), Maria da Glória Bauler, comenta que o doador é uma pessoa muito especial. “Doa o seu tempo e um pouco do seu sangue para ajudar alguém que, muitas vezes, nem conhece”, afirma. Para ela, a sensação de poder ajudar outras pessoas é indescritível. “É uma atitude tão bonita que ‘vicia’ emocionalmente”, descreve.

O processo de doação tem cinco etapas: cadastro, com apresentação de documento de identidade com foto, pré-triagem, onde ocorre a verificação do peso, altura, temperatura e teste de anemia, entrevista com médico ou enfermeiro, coleta, com duração de pouco mais de cinco minutos e lanche para reidratação. O tempo total estimado para toda a operação é de 50 minutos. Segundo Maria da Glória, os doadores contribuem com bolsas de sangue de 330ml até, no máximo, 470ml, dependendo da altura e do peso de cada um.

O sangue é dividido em pelo menos três hemocomponentes: plaquetas, hemácias e plasma. “Com uma doação, a pessoa pode ajudar três vidas”, frisa a assistente social. O item que será usado em cada paciente é definido pelo médico, conforme a necessidade. Cada hemocomponente fica armazenado em local específico e tem um prazo de validade. “As plaquetas duram cinco dias, as hemácias podem ficar guardadas por 35 dias e o plasma (congelado) é válido por até um ano”, explica Maria da Glória.

40 bolsas por dia

O Hemocentro de Caxias do Sul atende o Sistema Único de Saúde (SUS) da região nordeste do Estado. De acordo com Maria da Glória, são 48 municípios, 19 hospitais e uma população em torno de 1 milhão de habitantes. Em média, o Hemocs recebe de 50 a 60 doadores por dia, além das campanhas e coletas externas. Pelo menos 40 bolsas de sangue são usadas diariamente. “Ficamos sempre apreensivos para que não falte sangue, mas também para que não haja desperdícios”, comenta a assistente social.

Estrutura para planos de saúde

O Banco de Sangue de Caxias do Sul atende os pacientes dos planos de saúde da região. Conforme a responsável pelo marketing e setor de captação de doadores do banco, Dariela Bourscheidt, são atendidas onze cidades: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Nova Petrópolis, São Marcos e Vacaria. “Trabalhamos com um estoque mínimo para não correr o risco de faltar. Quando chega no limite determinado, é hora de agir para buscar mais doações”, explica. O Banco de Sangue oferece transporte gratuito para grupos de oito pessoas em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas em www.bancodesangue.com.br. No site há um gráfico ilustrado com bolsas de cada tipo de sangue que é atualizado diariamente para informar como está o estoque.

Ajudar faz bem

A auxiliar de cozinha Irves Simioni Chavier, 53 anos, esteve no Banco de Sangue na semana do Natal para fazer a sua primeira doação depois de conversar com várias pessoas que disseram que era algo bom e tranquilo. “Estava pensando nisso há alguns dias até tomar coragem e vir”, conta. Ela lembra que a mãe dela precisou de doação de sangue e considera um ato importante: “Achei que ia me sentir mal, mas não senti nada. Pretendo doar novamente”, garante.

Quem já voltou várias vezes é o aplicador de revestimento José de Matos Dreher, 29, que já perdeu as contas de quantas vezes doou. Ele diz que sente um pouco de dor, mas que compensa saber que estará contribuindo para ajudar outras pessoas. “Acho que estou fazendo a minha parte, afinal, tem muita gente que precisa”, observa.

Principais critérios para doação de sangue:

– Ser saudável;

– Ter entre 16 e 68 anos (no caso do menor de idade, o responsável legal deverá comparecer munido de documento de identidade junto com o adolescente no momento do cadastro);

– Pesar no mínimo 50Kg;

– Não estar em estado gripal ou em quadro alérgico;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

– Não fumar duas horas antes da doação;

– Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação;

– Ter feito uma refeição leve antes da doação (nada de alimentos gordurosos);

– Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;

– Não ter contraído doença de Chagas, malária, sífilis, hepatite (depois de 10 anos) ou Aids.

– Pessoas que tiverem feito tatuagens podem doar após 12 meses;

– Mulheres podem fazer no máximo três doações em 12 meses e devem respeitar o intervalo de 90 dias entre elas;

– Homens podem fazer no máximo quatro doações em 12 meses e devem respeitar o intervalo de 60 dias entre elas;

– Outras situações deverão ser avaliadas na triagem, por profissional habilitado;

Fonte: Hemocentro de Caxias do Sul

Tipos de sangue

O ideal é o paciente receber o sangue do mesmo tipo que o seu. Caso o seu sangue esteja em falta poderá ser utilizado outro tipo sanguíneo compatível com o seu.

Compatível com A +: A +, A -, O +, O –

Compatível com A -: A -, O –

Compatível com B +: B +, B -, O +, O –

Compatível com B -: B -, O –

Compatível com AB +: A +, A -, B +, B -, AB +, AB -, O +, O –

Compatível com AB -: A -, B -, AB -, O-

Compatível com O +: O +, O –

Compatível com O -: O –

Fonte: Banco de Sangue de Caxias do Sul

Cuidados pós-doação

– Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 30 minutos;

– Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12h;

– Aumentar a ingestão de líquidos;

– Não fumar por cerca de uma hora;

– Evitar bebidas alcoólicas por 12h;

– Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.

Atendimento e endereços:

Hemocs – Caxias do Sul
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados das 8h às 12h
Endereço: rua Ernesto Alves, 2260
Telefones: (54) 3290 4543 ou 3290 4580
Observação: Em função do feriado, não haverá expediente neste sábado, dia 31

Banco de Sangue – Caxias do Sul
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h
Endereço: rua Garibaldi, 476
Telefone: (54) 3027 8600
Observação: Em função do feriado, não haverá expediente neste sábado, dia 31.

Unidade de Coleta e Transfusão – Bento Gonçalves
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
Endereço: rua José Mário Mônaco, 358 (junto ao Hospital Tacchini)
Telefone: (54) 3455 4151

 

Francine Ghiggi 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa