Comércio aposta em crescimento de 10% nas vendas para o Dia dos Pais

Em épocas de recessão, datas comemorativas tornam-se ainda mais significativas para os lojistas, estimulando a trabalhar em busca da recuperação em parte da defasagem de vendas. Em Bento Gonçalves, grande parte dos estabelecimentos revela projeção de vendas 10% maiores em 2017 em relação ao Dia dos Pais do ano passado, segundo uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com mais de 40 estabelecimentos.

O otimismo decorre da aposta que muitas lojas estão fazendo em descontos atrativos para atrair a clientela. Cada vez mais frequentes no comércio, ações promocionais criativas acompanham as datas comemorativas como estratégia para captação e fidelização dos clientes – num esforço extra, por parte dos lojistas, para estimular o consumidor a retomar seus hábitos de compra. “O desafio permanente dos lojistas é disputar uma fatia do orçamento familiar, que precisa conciliar o custeio das despesas básicas com a disponibilidade de recursos para presentear. Aí, então, cada estabelecimento deve encontrar atributos que o diferencie dos demais, captando a preferência do cliente, ou seja, tornando-se o local escolhido para o consumidor fazer suas compras. Esse processo é fruto de um investimento continuado em mix variado e renovado, atendimento qualificado para entender e atender às necessidades do consumidor e, principalmente, criatividade na busca por diferenciação e excelência”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.