Comércio de Bento tem expectativas positivas para as vendas de final de ano
Além de aumento nas vendas, esse período também gera uma movimentação de contratações de empregos temporários

Faltando menos de dois meses para as datas comemorativas de final de ano, como o Natal e a virada de ano, período em que tradicionalmente há aumento nas vendas, o comércio cria uma expectativa positiva sobre os negócios.
Assim como acontece em todo país, em Bento Gonçalves o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone, afirma que as datas comemorativas de final de ano, são o ponto alto do comércio.
Carbone diz que é possível perceber que os lojistas estão investindo cada vez mais em qualificação, visando entregar uma experiência que agregue valor à compra do cliente.
“Indo ao encontro de uma demanda cada vez mais constante por personalização de atendimento e oferta de produtos com qualidade, marcas já consolidadas no comércio de Bento Gonçalves”, avalia.
Além disso, Carbone ressalta que a entidade também está incentivando o consumo nas lojas bento-gonçalvenses por meio da campanha ‘Bento Natal Premiado 2023’, sorteando R$ 30 mil em prêmios. A expectativa é distribuir mais de 500 mil cupons.
Outro ponto para fortalecer o comércio desta época é o incentivo ao embelezamento e ao uso da criatividade natalina com o ‘Concurso de Vitrines’, segundo o presidente da CDL-BG.
“Também propomos a palestra A importância do Visual Merchandising no Natal e nas Festas Comemorativas, no dia 23 de novembro, para ajudar no planejamento de ações para essa época. Isso sem falar na tradicional Black Friday, que é importante para intensificar os negócios antes do Natal, propriamente dito”, afirma.
Nesta época também é comum um movimento de contratações temporárias que contribui para o fortalecimento da economia local.
“Para isso, a CDL-BG, enquanto entidade que representa os interesses do varejo, auxilia o comércio no sentido de capacitar e recrutar colaboradores para atuar no período”, ressalta.
Ano desafiador
A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, avalia o ano de 2023, de maneira geral, como desafiador para o varejo. “Ainda que com uma melhora no mercado de trabalho, tanto no que diz respeito ao emprego quanto à renda”, afirma.
De acordo com Gabriela, os índices de vendas e a confiança do comércio também estão em alta nos últimos meses.
“A expectativa é de vendas maiores do que no mesmo período do ano anterior, em grande parte explicada pelo desempenho fraco de 2022, que sofreu interferências das eleições e Copa do Mundo”, avalia.
Já em relação a geração de emprego, Gabriela também faz avaliação positiva. Ela afirma que há vagas no comércio local.
“As expectativas são positivas, dignas dos empreendedores otimistas de nossa cidade e região que se preparam para esta época do ano com contratações temporárias e planejamento para atender à Black Friday e presentes de Natal”, afirmou.
Por fim, a presidente da entidade enumera as principais ações desenvolvidas pelo Sindilojas para fortalecer o comércio de Bento Gonçalves.
“O Sindilojas trabalha com qualificações o ano inteiro, através do Projeto Bom Dia Lojista e através de parcerias com Senac e Sebrae. Recentemente, oportunizou aos lojistas a “Palestra Chegou a Hora de Vender”, conduzida por Ricardo Lemos, especialista em Vendas. O evento contou com dicas práticas para melhorar as vendas, com destaque especial às vendas por WhatsApp. Ainda teremos mais uma edição do Bom Dia Lojista em 28/11 com o tema Gestão de estoque e Planejamento de compras”, finalizou.