Comércio de Bento tem expectativas positivas para as vendas de final de ano

Além de aumento nas vendas, esse período também gera uma movimentação de contratações de empregos temporários

Foto: Alessandro Manzoni/Exata Comunicação

Faltando menos de dois meses para as datas comemorativas de final de ano, como o Natal e a virada de ano, período em que tradicionalmente há aumento nas vendas, o comércio cria uma expectativa positiva sobre os negócios.

Assim como acontece em todo país, em Bento Gonçalves o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone, afirma que as datas comemorativas de final de ano, são o ponto alto do comércio.

Carbone diz que é possível perceber que os lojistas estão investindo cada vez mais em qualificação, visando entregar uma experiência que agregue valor à compra do cliente.

“Indo ao encontro de uma demanda cada vez mais constante por personalização de atendimento e oferta de produtos com qualidade, marcas já consolidadas no comércio de Bento Gonçalves”, avalia.

Além disso, Carbone ressalta que a entidade também está incentivando o consumo nas lojas bento-gonçalvenses por meio da campanha ‘Bento Natal Premiado 2023’, sorteando R$ 30 mil em prêmios. A expectativa é distribuir mais de 500 mil cupons.

Outro ponto para fortalecer o comércio desta época é o incentivo ao embelezamento e ao uso da criatividade natalina com o ‘Concurso de Vitrines’, segundo o presidente da CDL-BG.

“Também propomos a palestra A importância do Visual Merchandising no Natal e nas Festas Comemorativas, no dia 23 de novembro, para ajudar no planejamento de ações para essa época. Isso sem falar na tradicional Black Friday, que é importante para intensificar os negócios antes do Natal, propriamente dito”, afirma.

Nesta época também é comum um movimento de contratações temporárias que contribui para o fortalecimento da economia local.

“Para isso, a CDL-BG, enquanto entidade que representa os interesses do varejo, auxilia o comércio no sentido de capacitar e recrutar colaboradores para atuar no período”, ressalta.

Ano desafiador

A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, avalia o ano de 2023, de maneira geral, como desafiador para o varejo. “Ainda que com uma melhora no mercado de trabalho, tanto no que diz respeito ao emprego quanto à renda”, afirma.

De acordo com Gabriela, os índices de vendas e a confiança do comércio também estão em alta nos últimos meses.

“A expectativa é de vendas maiores do que no mesmo período do ano anterior, em grande parte explicada pelo desempenho fraco de 2022, que sofreu interferências das eleições e Copa do Mundo”, avalia.

Já em relação a geração de emprego, Gabriela também faz avaliação positiva. Ela afirma que há vagas no comércio local.

“As expectativas são positivas, dignas dos empreendedores otimistas de nossa cidade e região que se preparam para esta época do ano com contratações temporárias e planejamento para atender à Black Friday e presentes de Natal”, afirmou.

Por fim, a presidente da entidade enumera as principais ações desenvolvidas pelo Sindilojas para fortalecer o comércio de Bento Gonçalves.

“O Sindilojas trabalha com qualificações o ano inteiro, através do Projeto Bom Dia Lojista e através de parcerias com Senac e Sebrae. Recentemente, oportunizou aos lojistas a “Palestra Chegou a Hora de Vender”, conduzida por Ricardo Lemos, especialista em Vendas. O evento contou com dicas práticas para melhorar as vendas, com destaque especial às vendas por WhatsApp. Ainda teremos mais uma edição do Bom Dia Lojista em 28/11 com o tema Gestão de estoque e Planejamento de compras”, finalizou.