Comércio e turismo projetam Dia dos Namorados positivo na região

Pesquisa da Fecomércio-RS aponta que 34% das pessoas entrevistadas comprarão presentes para seus pares. SEGH afirma que restaurantes e hotéis também estão com boa procura e deverão oferecer experiências diferenciadas aos casais no fim de semana

Foto: Eduarda Bucco

Apesar de não ser uma data tão importante para os negócios, como o Dia das Mães e o Natal, o Dia dos Namorados deverá trazer resultados positivos aos empreendimentos da Serra Gaúcha. Com o clima romântico característico da região, muitos casais devem aproveitar o fim de semana de frio e tempo seco para passar um momento diferente a dois em hotéis e restaurantes da Serra. De acordo com a diretora do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), Marcia Ferronato, a procura nos hotéis e restaurantes de Bento está animadora. “Apesar de ser no domingo [o Dia dos Namorados], a procura está boa. E a maioria dos restaurantes está oferecendo algo diferenciado para a data, inclusive no próprio sábado [11/06]”, destaca.

No comércio, uma pesquisa realizada ainda em abril pela Fecomércio-RS já projetava resultados positivos. Das 385 pessoas entrevistadas em diferentes cidades do Estado, incluindo da Serra, 34% afirmaram que iriam comprar presentes para seus pares. Razões econômicas com estar desempregado ou não ter dinheiro foram a justificativa para 18,4% daqueles que não darão presente na data em 2022. O ticket médio da compra deverá ficar em R$ 190,37, com os homens gastando, em média, R$ 225,00 e a mulheres R$ 149,47.

“A gente está verificando que haverá crescimento sim [em relação ao ano passado], mas ele ainda não foi definido, uma vez que, como estamos com uma inflação alta, todo e qualquer crescimento ficaria abaixo da inflação. Se descontarmos a inflação, não teremos crescimento real. Por isso não falamos em percentual específico de crescimento”, comenta o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.

Apesar disso, a tradicional pesquisa Intenção de Compras realizada pelo Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul aponta incremento percentual de 14,5 nas comercializações do varejo caxiense para a data, em comparação com 2021. O ticket médio também deverá ter uma ampliação de 12% frente ao mesmo período do ano anterior em Caxias, passando de R$ 196,51 para R$ 220,18.

Ainda em relação à pesquisa da Fecomércio-RS, as lojas preferidas para compra serão aquelas do centro das cidades (53,0%), seguidas pelos Shopping Centers (22,1%) e pelas lojas on-line (12,5%). A definição pelo local de compra se dará em razão dos preços (57,7%), atendimento (25,2%) e diversidade de produtos (20,3%). Entre os entrevistados, 74,5% pesquisarão ofertas antes de comprar, sobretudo na internet (66,6%). Quanto às formas de pagamento, 77,4% pretendem realizar compras à vista. Entre os que pretendem comprar a prazo, 58,6% pretende pagar em duas parcelas ou três parcelas. 

Em relação aos produtos preferidos para presentear os mais citados foram Vestuário (32,7%), Perfumes e Cosméticos (22,9%) Chocolates (12,7%) e Calçados (11,9%). Entre aqueles que disseram que irão comprar presente, entretanto, 13,0% ainda não sabiam ou não haviam decidido no momento em que foram entrevistados.

A pesquisa também destaca que 51,9% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados em 2022, predominando as alternativas de almoço/jantar fora (53,0%) e almoço/jantar em casa (34,0%).

“Acredito que seja um Dia dos Namorados positivo sim, diante de tudo que passamos nos últimos anos. O comércio será beneficiado, mesmo lembrando que a data não é como o Dia das Mães e o Natal. Mesmo assim, os negócios já olham o Dia dos Namorados com um olhar especial”, ressalta Amadio.