Comércio preparado para compras de última hora

Deixar tudo para a última hora é um costume que parece estar bastante enraizado no dia a dia dos brasileiros. Com as compras de Natal, não é diferente. Quem ainda não garantiu os presentes tem uma última oportunidade para ir às compras nesta sexta, dia 23, e sábado, dia 24. Entretanto, para não ficar de mãos abanando é importante prestar atenção no horário de funcionamento do comércio. 

Em Caxias do Sul, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) dá como sugestão que o atendimento dos lojistas ocorra até às 17h no sábado, dia 24. Porém, trata-se de uma recomendação que pode ou não ser seguida pelos lojistas. No domingo, o Sindilojas alerta que os estabelecimentos do setor não podem abrir com mão de obra dos funcionários, apenas dos proprietários, portanto, a tendência é de lojas fechadas na cidade. Em Bento Gonçalves, durante toda a semana o comércio trabalhou com horário estendido de funcionamento. Na sexta-feira as lojas ficam abertas até às 20h, e, no sábado, até às 18h.

O corre corre de última hora é tradicional, de acordo com o gerente da loja de Bento Gonçalves da rede CR Diementz, Jeferson Pereira da Silva. O pagamento da segunda parcela do 13º salário é outro fator que contribui para que nesta época as lojas fiquem mais movimentadas. “Na última semana sempre aumenta consideravelmente o movimento”, conta. Vale ressaltar que quanto mais tarde forem as compras, menor a oferta de mercadorias.

Expectativas

Em Bento Gonçalves a aposta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. A expectativa é que tenham destaque nas vendas os setores de eletroeletrônicos e de vestuário. “Até agora as expectativas estão sendo cumpridas, mas só teremos balanço após o final do ano”, comenta a presidente da entidade, Helenir Bedin. Em Caxias do Sul, o aumento esperado nas vendas é de 8% a 10%.

 

Carina Furalanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa