• Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Comissão da Assembleia aprova cassação do deputado Ruy Irigaray

  • Vinícola Garibaldi

Na manhã desta terça-feira, 22/02, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou relatório favorável à cassação do mandato do deputado Ruy Irigaray (PSL) por dez votos favoráveis e nenhum contrário. Ex-assessora de Irigaray acusa o parlamentar de utilizar funcionários comissionados para fins pessoais. A etapa seguinte é a votação em plenário, que poderá resultar na perda do mandato. Nesse caso, a proposta deve ter maioria absoluta, ou seja 2/3 dos 55 parlamentares.

Foto: Felipe Dalla Valle/Governo do Estado

Após a leitura do relatório favorável à cassação, feita pelo relator Elton Weber(PSB), a defesa de Ruy solicitou que um dos deputados pedissem vista, apontando falhas no processo. Os parlamentares, no entanto, não atenderam ao pedido.

Presente na sessão, o deputado Ruy chegou a se manifestar antes da leitura do relatório. Ele se disse perseguido e negou as acusações. 

Votaram a favor do parecer, além de Weber, os deputados Carlos Búrigo (MDB), Juliana Brizola (PDT), Mateus Wesp (PSDB), Fran Somensi (Republicanos), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Luiz Fernando Mainardi (PT), Jeferson Fernandes (PT), Sérgio Turra (PP) e Vilmar Zanchin (MDB).

Entenda o caso

No ano passado, uma reportagem mostrou que Cristina Nebas, uma ex-assessora de Irigaray, acusava o parlamentar de utilizar funcionários comissionados do gabinete na Assembleia, pagos com dinheiro público, para fins pessoais. Entre os desvios, os servidores foram flagrados realizando reformas na casa da sogra do deputado. As denúncias foram endossadas por outra ex-assessora do parlamentar.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também