Feminicídios no RS: Comissão realiza debate em Bento e Caxias
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna, realiza atividades em Bento Gonçalves e Caxias do Sul nesta sexta-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul e coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), realiza nesta sexta-feira (24) uma série de atividades em Bento Gonçalves e Caxias do Sul. O objetivo é diagnosticar a rede de proteção às mulheres na Serra Gaúcha, onde ambas as cidades registraram dois feminicídios consumados em 2025.
Em Bento Gonçalves, a Comissão promove três ações:
- Reunião com representantes dos órgãos públicos da rede de proteção;
- Visita técnica ao Centro de Referência da Mulher;
- Visita técnica à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
Em Caxias do Sul, a Comissão organiza uma audiência pública com deputadas federais e estaduais, vereadoras, representantes de órgãos públicos e de movimentos feministas. A deputada estadual Luciana Genro também acompanhará a agenda.
Desde o início de agosto, a Comissão tem realizado atividades públicas em diversos municípios gaúchos. Essas visitas buscam conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher, identificar gargalos e mapear necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já avançou na metade dos seus trabalhos. Visitamos diversos municípios e teremos um relatório final em novembro. Cada visita, audiência ou reunião nos ajuda a entender a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais eficazes, como o projeto que prevê o uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, protocolado em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Com estas atividades, a Comissão contabiliza 13 audiências públicas, 22 visitas técnicas e três reuniões públicas. Até o momento, já esteve nos municípios de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Santa Cruz, Palmeira das Missões, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado, Novo Hamburgo e Santa Maria.
Programação – Sexta-feira, 24 de outubro
- 14h – Reunião com a rede de proteção à mulher, Complexo Administrativo de Bento Gonçalves (Rua 10 de Novembro, 190)
- 15h – Visita técnica ao Centro de Referência da Mulher, Bento Gonçalves (ao lado do Complexo Administrativo)
- 16h – Visita técnica à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Bento Gonçalves (Rua Marechal Floriano, 142 – 2° andar)
- 18h30 – Audiência pública, Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323)
- 20h – Ciclo de Debates Feministas, Espaço Cultural Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573)
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul surgiu após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando o estado registrou 10 feminicídios. O alto número de assassinatos de mulheres motivou a deputada Fernanda Melchionna a criar a Comissão, com o objetivo de analisar a rede pública de proteção à mulher, identificar fragilidades e propor políticas de proteção. A criação da Comissão recebeu adesão de todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).