Comissão fiscalizadora inicia visita a reciclagens

A comissão criada para fiscalizar as associações de reciclagem em Bento Gonçalves iniciou nesta semana as primeiras visitas. O grupo formado por membros da secretaria municipal do Meio Ambiente (Smmam), secretaria municipal de Habitação e Assistência Social (Semhas), Associação Ativista Ecológica (Aaeco), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e União das Associações Comunitárias de Bairro (Uacb) esteve em três recicladoras na terça-feira, dia 3 de abril: Jardim Glória, Progresso e São Roque. A intenção é realizar visitas semanais para vistoriar as nove recicladoras que estão em funcionamento em Bento Gonçalves.

O que motivou a criação da comissão foram denúncias recebidas pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Entre elas estava a não divisão dos lucros entre os associados. Durante as visitas, a comissão fiscaliza a documentação das entidades verificando se os trabalhadores em atividades condizem com a relação repassada à Smmam. De acordo com o presidente do Comdema, Gilnei Rigotto, das reciclagens visitadas a única que estava com toda a documentação em dia foi a Jardim Glória. As demais não apresentaram a comprovação da partilha dos lucros e têm até 60 dias para entregar o material solicitado à comissão.

Rigotto diz ainda que a Associação de Recicladores Progresso admitiu não fazer a partilha dos lucros e que os trabalhadores recebem o pagamento quinzenalmente. “São questões que serão levadas ao Comdema após termos feitos vistoria em todas as reciclagens”, explica. Além de verificar denúncias recebidas, as visitas às associações também servirão de subsídio ao Comdema para deliberar sobre repasses de auxílio financeiros em 2013. Neste ano todas as recicladoras receberão R$ 4 mil mensais para custeio de despesas diversas.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa