Comitê Taquari-Antas promove novas audiências

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas definiu as datas das consultas públicas regionais da segunda rodada de reuniões para a criação do Plano da Bacia Taquari-Antas. Em Bento Gonçalves, a reunião ocorre no dia 6 de julho, mas o local ainda não foi definido pela organização. Os encontros levarão à comunidade os resultados das primeiras consultas públicas, ocorridas em março e abril, para coletar dados sobre as preferências quanto ao uso das águas do Rio das Antas. 

Após a apresentação dos resultados, haverá espaço para a população opinar. Com base nesta segunda etapa, o comitê passará a trabalhar no enquadramento das águas da Bacia Taquari-Antas, momento no qual serão definidos os usos possíveis das águas do rio. Além de Bento Gonçalves, haverá novas consultas públicas em Lajeado, no dia 3 de julho; em Guaporé, dia 5; em Vacaria, no dia 12; e em Caxias do Sul, no dia 13.

Participação popular

Segundo o comitê, 990 pessoas participaram das cinco consultas públicas ocorridas em março e abril. Destas, 600 pessoas opinaram quanto aos usos múltiplos e a qualidade das águas da Bacia Taquari-Antas, elencando prioridades, o que resultou em  2.899 votos. Entre as intenções mais votadas, o consumo humano e a preservação natural (classe especial de qualidade da água, segundo classificação do Conselho Nacional de Meio Ambiente) lideraram a preferência dos participantes, com 774 votos. Lançamento de esgoto/efluentes, geração de energia e mineração receberam 773 votos. Outros 697 participantes escolheram abastecimento humano com tratamento, proteção das comunidades aquáticas e recreação (classe 2 de qualidade). Os demais votos foram divididos entre as classes 1, 3 e 4.

 
Guaíba

No dia 15 de junho, os nove comitês de bacia da Região do Guaíba reúnem-se para estudar modelos matemáticos para simular a cobrança pelo uso da água.

Reportagem: Eduardo Kopp

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA