Comitiva do governo visita campus da UCS para possível instalação da UFRGS da Serra Gaúcha

Na segunda-feira, 29/07, uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) esteve em Caxias do Sul para uma visita técnica do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A intenção foi verificar se há condições do Campus da Serra Gaúcha da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ser instalado no local, para início do funcionamento em 2025.

O reitor da UCS, Gelson Rech, comandou a visita acompanhado de integrantes do Conselho Universitário. Os visitantes percorreram as instalações, desde as salas de aula, biblioteca, salão de eventos, laboratórios, e apartamentos disponíveis para os estudantes, entre outros setores.

A delegação do MEC foi coordenada pelo secretário-executivo da pasta, Gregório Durlo Grisa. Segundo ele, a visita técnica é um passo inicial para dialogar com a comunidade sobre a implantação do Campus Serra Gaúcha da UFRGS. “Neste primeiro momento, estamos fazendo uma avaliação inicial sobre o espaço. Depois, vamos passar o parecer para a nova reitoria da UFRGS, que deve assumir em setembro, para que se faça a análise de engenharia das instalações, para que seja instruído um processo de praxe dentro das duas instituições. Do ponto de vista pessoal, a minha impressão é muito positiva. Trata-se de um espaço excelente e consolidado, que está numa região que congrega, inclusive, outros municípios, e parece ser um espaço muito adequado para dar um ‘start’ em Caxias do Sul”, declarou Grisa.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Ainda conforme Gregório, a implantação deve ocorrer ainda em 2025. O processo de instalação ainda depende de avaliação técnica do Campus 8, concurso para funcionários e aprovação por parte do Conselho Universitário da UFRGS. Na próxima semana, a reitora eleita Marcia Barbosa irá ter participar de reunião na Secretaria de Educação Superior, em Brasília, para debater o projeto.

O vice-reitor eleito da UFRGS, Pedro de Almeida Costa, também participou da comitiva. “É um compromisso que se retoma da UFRGS e, no futuro, se tornar a universidade federal da região. Fizemos o reconhecimento da primeira oferta de um espaço e conhecemos a disposição da comunidade, da sociedade civil organizada. Uma mobilização que nos parece ser fantástica do ponto de vista de colaborar com este processo”, ressaltou.

Uma das principais articuladores para a chegada da UFRGS na Serra foi a deputada federal por Caxias do Sul, Denise Pessôa (PT), que acompanhou a visita. “A gente ficou muito feliz com a visita porque é mais um avanço para colocar a nossa universidade federal de pé. A estrutura do Campus 8 já está pronta e é adequada. Eu acredito que, para o início, comportaria muito bem, até porque também tem a possibilidade de ampliação de área construtiva. Hoje tem em torno de 12 mil metros construídos e ainda tem um projeto para a ampliação de quase 9 mil metros, então ele pode ainda comportar mais uma ampliação de área para receber um número ainda maior de alunos”, afirmou a deputada.

A instalação do Campus Serra Gaúcha da UFRGS deve custar cerca de R$ 60 milhões. A verba é oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

*Com informações de Portal Leouve

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também