• Vinícola Garibaldi

Comitiva gaúcha chega ao Egito para COP27

  • Vinícola Garibaldi

Cúpula das Nações Unidas para o Clima será realizado até o dia 18 de novembro, em Sharm El-Sheikh

Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

Representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul chegaram ao Egito, nesta quinta-feira, 10/11, para participar da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). O evento, que ocorrerá até 18 de novembro, na cidade de Sharm El-Sheikh, reúne lideranças de vários países para debater medidas a fim de conter a crise climática global.

A delegação gaúcha é formada por representantes das secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), além da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Também integram o grupo membros do Ministério Público Estadual (MP-RS).

No primeiro dia, a comitiva se encontrou, no estande do Brasil, com o diretor de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, para alinhar o cronograma de eventos da agricultura de baixo carbono e sustentabilidade. Esta é a primeira vez que a Agricultura do RS está presente na COP, unindo as pautas do setor com as questões ambientais.

A agenda da equipe inclui apresentações dos titulares da Sema, Marjorie Kauffmann, e da Seapdr, Domingos Velho Lopes, sobre ações de combate às mudanças climáticas.

Nesta sexta, 11/11, Marjorie participará da conferência como painelista, abordando o tema “Resiliência em cidades latino-americanas – perdas e danos em nível subnacional”.

No sábado, 12/11, Marjorie e Domingos comparecerão a encontro do Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul (Codesul) sobre o Projeto Starrs (States and Regions Remote Sensing), que visa fornecer aos estados estimativas das emissões de gases de efeito estufa por meio de sensoriamento remoto e inteligência artificial.

Na segunda, 14/11, data convencionada como o dia da Agricultura na COP, a Seapdr estará presente no estande do Brasil participando de todas as pautas sobre agricultura de baixo carbono.

Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

Marjorie também representará o governo do Estado, na terça, 15/11, em reunião de autoridades brasileiras sobre os avanços da Campanha “Race to Zero” e novos investimentos em ações climáticas. No mesmo dia, haverá também a assinatura do termo de cooperação entre o RS e o Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que desenvolveu uma plataforma global de dados climáticos.

Ao longo da programação, a Fepam participará de eventos sobre descarbonização das atividades de óleo e gás, fertilizantes e aço.

Antes de chegar ao Egito, a comitiva gaúcha passou por Israel, onde foi recepcionada pela embaixada israelense para uma série de compromissos focados em gestão de recursos hídricos. O retorno da delegação ao Brasil está previsto para a próxima quarta, 16/11.