Como acertar na escolha: Orientação Profissional como uma alternativa assertiva


O acerto na escolha profissional oferece inúmeros caminhos, desde a eleição do curso de graduação até a organização que envolverá toda a condição em si. Atualmente, não faltam caminhos, porém as inúmeras possibilidades e as facilidades ao acesso podem promover tentativas frustradas, lentas, gerando uma maior insatisfação.

Nesse sentido, a palavra INTERESSE pode ser mais do que uma palavra-chave e, sim, um norteador nesse processo. INTERESSE não quer dizer experiência ou conhecimento da área e, sim, o que de fato faz com que os “os olhos brilhem”.

A escolha profissional precisa ser norteada pela paixão, prioritariamente. Por vezes, percebe-se na rede de apoio do jovem a eleição do aspecto financeiro como o indicador mais evidente na escolha. Dinheiro e retorno financeiro vêm como consequência de um trabalho e profissão que gere “a sensação de estar vivo.”

Acerto na escolha profissional exige planejamento; na verdade, não somente na carreira. Por exemplo: pense em três principais situações que você conquistou até agora. Acredita-se que essas atuações tenham sido alcançadas em função de um planejamento. Para isso, surge o projeto de Orientação Profissional desenvolvido com a perspectiva de que todos nós precisamos de apoio para crescer. 

O projeto de Orientação Profissional oferecido de forma coletiva ou individual inclui o processo de autoconhecimento, testagens psicológicas e a desmistificação de perguntas que nos acompanham desde a infância, exemplificado pelo “o que você vai ser quando crescer?”. Entendido como um processo construído para promover uma autonomia assertiva na tomada de decisões, a orientação profissional aumenta a possibilidade de sentir-se mais apropriado, já que a escolha profissional pode ter caminhos bem diferenciados do que a escolha do nosso nome, por exemplo. Além disso, ela esclarece sobre as áreas de atuação levantando os prós e contras, uma vez que não existe uma área perfeita e ideal.

Para isso, elencam-se três elementos importantes: confiança em si mesmo, determinação e conhecimento. A confiança desenvolve-se a partir do momento que tenhamos um foco e sejamos determinados. Importante para isso um planejamento também nos estudos que promova essa condição. E quando aqui referido ao conhecimento, refere-se não somente à área preterida e sim de todo o contexto que a profissão promova.

Mais uma vez, ressalta-se a importância de um processo de Orientação Profissional que possibilite ao longo de encontros individuais e coletivos a possibilidade dessa construção. Nesse sentido, o Curso de Psicologia vem promovendo essa ferramenta desde 2018, atuando em escolas principalmente. Mesmo em tempos de pandemia, foi realizado o processo de forma remota em parceria com as organizações. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo (54) 3449 5414, que realizaremos uma parceria de muito sucesso!