Como agregar valor ao vinho com ideias inovadoras
O setor vitivinícola brasileiro vem passando por um importante momento de transformação, movido, principalmente, pela evolução do paladar do consumidor e pela alta competitividade gerada pela diversidade de produtos no mercado. Agregar valor à marca a partir de ideias inovadoras é um desafio que faz parte do dia a dia das empresas. Para ajudar as vinícolas a inovar, o 4º Quality Wine, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) durante a 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta nos dias 11 e 12 de abril, das 14h às 17h30, traz o tema “Agregue valor com ideias inovadoras”.
A programação inicia no dia 11 de abril com a realização de dois painéis. O primeiro deles estará abordando a temática “Agregando valor ao mercado tradicional com a premiumnização”. Mas o que é premiumnização? Para saber qual a sua relação na obtenção de uma diferenciação mercadológica é necessário participar do evento. A palestra, que será apresentada pelo empresário Carlos Ferreirinha, consultor e renomado palestrante, também tratará de aspectos ligados às características das marcas e serviços premium utilizadas como benchmark, as premissas da gestão de produtos especiais para remodelar a estratégia de reposicionamento de marca e/ou penetração de mercado. Exemplos no mundo de empresas que se utilizaram de “trading up” ou “trading down” para aumentar a base de clientes serão apresentados pelo gestor do negócio de luxo e premium no Brasil e América Latina.
O segundo tema do dia traz a abordagem do uso da embalagem na melhora da competitividade do produto. O designer Fabio Mestriner, com 38 anos de experiência profissional, falará da importância da embalagem no novo cenário competitivo e suas tendências nas categorias relacionadas com o vinho, assim como a integração da embalagem com a WEB. Ele também é coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá e coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).
A programação do dia 12 inicia com o painel “Entenda as necessidades do consumidor”, tema que será conduzido pela Tetra Pak. O enfoque estará voltado à importância de perceber as necessidades do consumidor levando em consideração estudos de mercado obtidos pela Tetra Pak nos segmentos de vinho e suco de uva. Também serão apresentados cases práticos de empresas que viram através de uma pesquisa, a necessidade de adaptar seus produtos e mostrar quais os resultados alcançados com essa adaptação.
O 4º Quality Wine reserva espaço para “Design x Posicionamento”, mostrando como o design pode agregar valor a uma embalagem e quanto essa embalagem ajuda a posicionar uma marca no mercado. A proposta é demonstrar como é possível apostar em ideias inovadoras no mundo do vinho, através da apresentação de cases no Brasil e no mundo antes e depois da mudança no posicionamento da embalagem. O assunto será ministrado pelo diretor Comercial da Yañez Gioia Design, Gonzale Yañez.
Paralelo ao 4º Quality Wine, haverá um concurso que elegerá o vinho com melhor posicionamento do rótulo. O produto eleito precisa ter alinhado a proposta de mercado com a embalagem. A escolha será através de votação feita pelo público ao longo dos dois dias do evento. O rótulo vencedor receberá troféu de reconhecimento e ao final do evento os vinhos serão degustados.
Interessados em participar devem entrar em contato com o Ibravin através do telefone (54) 3455 1800. A 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta acontece de 10 a 13 de abril no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Serviço
O quê: 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta 2012
Quando: de 10 a 13 de abril
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Horário das feiras: das 14h às 21h
www.brasilalimenta.com.br
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa