Como auxiliar o jovem na escolha da carreira profissional?


 

Uma das decisões que o jovem precisa enfrentar ao iniciar a vida adulta é a escolha profissional, que, por sua vez, costuma ser um momento angustiante por despertar dúvidas, caminhos e escolhas. Mover-se pela paixão ou pela renda que pode propiciar? Escolher uma profissão valorizada ou uma área recente? Conciliar com trabalho?

A ansiedade acaba se agravando no final do Ensino Médio, quando o vestibular e o início da graduação se apresentam. Alguns alunos se mostram com maturidade para realizar a escolha; outros precisam de auxílio no processo.

Precisamos ressaltar que o trabalho ocupa um lugar central na vida do sujeito, pois vai lhes conferir identidade, papel social, identificar renda. Essa ansiedade acima referida tem em um dos pontos a falsa ideia de que se escolhe uma profissão para o resto da vida. A gestão de carreira mudou e pode ser vista como algo a ser alterado ao longo da história.
A decisão precisa ser feita, mas ela é apenas o primeiro passo que somente será seguido de outras escolhas tão importantes quanto. A escolha pode ser assertiva se o estudante considerar alguns pontos. Retorno financeiro e mercado de trabalho não devem ser negligenciados. Mas escolha madura leva em consideração o interesse, sentimentos que despertam ao pensar em estudar algumas áreas.

Escolha assertiva é fruto de uma reflexão que leva em consideração os determinantes possíveis. Levar em consideração o mercado, se realmente gosta da área, as disciplinas que tem interesse na escola, o vestibular, as expectativas familiares, sonhos, enfim, tudo o que pode ser analisado.

Ainda é preciso considerar que os jovens oriundos de diferentes classes sociais sofrerão expectativas diferentes de suas famílias. Em alguns contextos, a tarefa que se coloca ao jovem pela família é estudar para entrar na faculdade. Para outras famílias entrar em uma universidade é um sonho e não uma obrigação.

A escola também possui um papel importante na orientação profissional de seus alunos e deve estimular a busca de informação sobre o mundo do trabalho e incentivar a reflexão pessoal sobre a escolha ocupacional e não somente pelo vestibular.

Desta forma, escolher uma profissão na adolescência parece uma missão quase impossível. Se você acorda querendo tocar em uma banda, almoça pensando em trabalhar com informática e ao deitar acha que o negócio é ser um funcionário público, você não é o único. Escolher uma carreira é entrar naquilo que acreditamos ser o mundo adulto, no qual teremos acesso a uma série de coisas interessantes, mas também haverá a responsabilidade.

Escolher uma atividade profissional é optar para um projeto de vida. Nesse sentido, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o propósito de oferecer os melhores caminhos, estará propiciando uma grande feira de profissões virtual em formato de mesa redonda. Durante a programação será desenvolvida uma conversa sobre o curso de graduação, campos de atuação profissional, perspectivas e momento de esclarecimento de dúvidas.

A programação está disponibilizada no site www.ucs.br/ucs-talk-profissoes/. A atividade é gratuita, com sorteio de camisetas, cursos de extensão e outros brindes aos participantes.