Como congelar claras ou gemas de ovos

Por muito tempo o ovo foi tachado como um dos vilões da alimentação. Hoje, é considerado indispensável para manter uma dieta saudável e balanceada por ser altamente nutritivo. Fonte de proteína de alta qualidade, esse alimento possui 13 tipos de vitaminas essenciais e minerais e apenas 70 calorias. 

É comum algumas receitas terem somente a clara ou a gema do ovo como ingredientes. Para não desperdiçar a parte não utilizada, uma solução pode ser o congelamento. A vantagem é que em uma forma de gelo, cada clara ou gema ocupa o espaço destinado a um cubo, o que facilita na hora de medir em um próximo preparo. Lembre-se de usar uma forma específica para esse fim, caso contrário o gosto poderá contaminar outros alimentos. O armazenamento deve ser feito em temperaturas inferiores a -18°C por um período máximo de 12 meses.


Para congelar claras

Separe os ovos, um de cada vez, dentro de uma tigela pequena. Transfira a clara para um compartimento da forma de gelo. Depois, coloque a forma em um saco para congelamento grande e lacre bem para evitar que exale odor. Deixe a forma no congelador até que as claras estejam bem sólidas e, após, desenforme e reembale-as em sacos de congelamento menores. Com uma caneta, rotule os invólucros informando o conteúdo e a data.

Para gemas

Você pode fazer esse mesmo processo para as gemas, mas elas não devem ser colocadas individualmente. Despeje todas em um recipiente e bata-as suavemente com um garfo. Acrescente 1/4 de colher (chá) de sal para cada 2 gemas – o sal ajuda a reduzir a consistência granulosa que elas podem adquirir ao serem congeladas. Coloque uma colher (sopa) da mistura de gema em cada compartimento da forma e congele. Para utilizar, deixe descongelar dentro da geladeira lentamente.


Ovos inteiros

Os ovos inteiros podem ser congelados com o método do sal, desde que você os misture com um garfo antes de derramá-los na forma. Eles também podem ser colocados em recipientes maiores, conforme as porções que você deseja utilizar posteriormente.


Fique atento

Na hora de comprar, abra a caixa e verifique se todos estão inteiros e limpos. Também verifique o fundo, que deve estar seco. Se houver marcas escuras, significa que um dos ovos se rompeu.

Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo.

O ovo deve ser guardado dentro da geladeira, nas prateleiras, mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta.

Ovos frescos em temperatura ambiente são conservados por 15 dias. Quando refrigerados, duram até 8 semanas, contando da data que foram coletados. Já que não há como precisar, o ideal é consumi-los antes desse período.

Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é colocá-lo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais ao fundo ele fica.

Você deve evitar utilizar o produto cru, pois é possível que existam bactérias nocivas. Ideal é cozinhar por 12 minutos. Ovos crus ou com a gema mole podem conter bactérias como a Salmonella spp. 

Caso não queira congelar, você pode deixar as gemas ou claras que sobraram de uma receita em um recipiente de vidro limpo, coberto com água filtrada e hermeticamente fechado na geladeira. A gema deve ser consumida em, no máximo, 4 dias e a clara, em 7.

Conheça a procedência do alimento. Verifique sempre no rótulo da caixa do ovo o selo da Inspeção do órgão público responsável.

Não use as claras de ovos com propósitos estéticos, pois o efeito das proteínas, nas condições em que estão no alimento, não é o ideal. Prefira cosméticos com proteínas já adaptadas.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Você pode gostar também