Como gastar menos em compras no supermercado

Todo mundo precisa comer, mas quer economizar dinheiro. E se você pudesse fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Independentemente de comprar mantimentos para si mesmo, um casal ou uma família inteira, há maneiras de gastar menos. Você se surpreenderá com a quantidade de dinheiro que poderá economizar usando um pouco de esforço e experiência em compras de supermercado.

Se você estiver gastando mais de R$ 420 mensais por adulto em alimentação, pode enxugar o orçamento mudando o planejamento das refeições. Você não precisará perder qualidade nutricional, pois muitos alimentos saudáveis, como o feijão, são bastante acessíveis. Ajuste sua lista de compras, forma de cozinhar e hábitos alimentares para diminuir significantemente o custo das refeições com essas dicas.


Evite carnes

A carne é o componente mais caro da maioria das refeições. Prepare algumas refeições vegetarianas ou use apenas uma pequena porção de carne, frango ou peixe. Por exemplo, muitas sopas e ensopados podem ser feitos apenas com vegetais ou com o mínimo de carne. Substitua-a por feijão, cogumelos ou ovos para economizar nas receitas. Arroz com vegetais refogados e macarrão com molho de tomate e queijo são algumas opções simples e econômicas.


Compre na promoção

Faça compras quando os preços estiverem mais baixos e use o que puder para economizar. Por exemplo: procure os anúncios semanais de seu supermercado favorito e planeje suas refeições com base no que estiver em promoção durante aquela semana. Quando encontrar algum produto não perecível em promoção, compre uma quantidade maior e estoque-o, para evitar precisar comprá-lo novamente quando o preço voltar ao normal. Dê preferência para as frutas e legumes da estação.

Compre e cozinhe em grandes quantidades

Em muitos casos, você conseguirá um preço melhor por quilo se comprar uma embalagem maior. Sendo assim, compre em grande quantidade sempre que possível. Há supermercados especializados em vendas a atacado. Quando cozinhar, prepare o suficiente para uma refeição extra e congele o excedente para ser consumido em outro dia ou deixe na geladeira para usar no almoço do dia seguinte. Preparar os pratos com antecedência ajuda a evitar gastar em restaurantes ou comidas prontas caras quando não houver tempo de cozinhar.

Dicas de refeições de restaurante

Apesar de ir a um restaurante ser mais caro do que preparar suas refeições em casa, há dias em que queremos sair. Use algumas técnicas para manter os custos baixos. Primeiro, peça água em vez de refrigerante ou álcool. Segundo, divida os pratos de entrada sempre que possível. A maioria das entradas de restaurantes têm calorias suficientes para duas pessoas, especialmente se você pedir acompanhamentos, como uma salada ou aperitivo. Você deve ser capaz de ficar satisfeito com meia-entrada por pessoa. Outro truque, se tiver filhos pequenos, é pedir algo para você que seu filho possa comer também. Alguns restaurantes oferecem promoções de refeições para crianças com cada prato de entrada para adulto.

Na hora do supermercado

Crie um menu para a próxima semana. Planeje o que comerá em cada refeição e inclua todos os acompanhamentos, saladas, sobremesas e lanches. Anote todos os ingredientes que precisará para preparar o seu menu semanal. Faça isso por completo. Verifique a lista de ingredientes e veja o que já tem em casa. Você deverá ter uma lista atualizada dos itens que estão na sua despensa e freezer, que facilitará saber o que você já tem e o que precisa comprar.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.