Como joga o novo Esportivo

Uma das consequências da escassez de recursos do Esportivo para o segundo semestre, além de uma equipe modesta, foi o parco tempo para pré-temporada. O técnico Júlio César Nunes teve apenas três semanas para pincelar uma identidade a um plantel completamente reformulado, o que fará com que a adaptação tática, na prática, seja gradual ao longo das copas Serrana e Fernandão. Ao menos no papel, no entanto, a ideia de como deve jogar o novo alviazul já está bem desenhada.

O treinador adiantou que não é adepto a três zagueiros, e só deverá mudar o sistema preferencial em ocasiões circunstanciais. Júlio frisou preferência por dois esquemas: o 4-4-2, com dois volantes, dois meias, um atacante de referência e um de velocidade, pelos lados do campo; e o 4-2-3-1, com três meias e um atacante centralizado.

Até o momento, o técnico tem optado pelo segundo. Foi assim que o Esportivo atuou nos dois amistosos – derrota para o Guarani-VA por 2 a 1 e empate com o Lajeadense em 1 a 1 – e provavelmente será da mesma forma que começará a Copa Serrana, neste domingo, dia 3, contra o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina. Com relação ao time que enfrentou o Lajeadense na última quarta-feira, dia 30, as dúvidas estão no meio e no ataque. Jean sofreu um pisão no pé contra o Guarani-VA e foi poupado no último teste. Caso se recupere a tempo, deve voltar ao time titular na vaga de Kelvin. Heliardo, por sua vez, deixou o campo contra o Lajeadense sentindo uma lesão muscular e é dúvida. O principal candidato à vaga, caso não possa atuar, é Mateus Canguçu. Assim, o provável time que começará a Copa Serrana terá Adilson; Thiaguinho, Vagner, Brunello e Hugo; Diego Borges e Thiago Costa; Marcinho, Kelvin (Jean) e Robinson; Heliardo (Mateus Canguçu). 

Regulamento

A Copa Serrana será disputada por sete equipes. Além de Esportivo e Veranópolis, conta com o Ypiranga, Juventude, Marau, Garibaldi e Panambi. Na primeira fase, todos jogarão contra todos, em turno e returno. Os quatro primeiros avançarão às semifinais. O campeão garantirá vaga à Supercopa Gaúcha, que contará também com os campeões da Copa Metropolitana, Copa Sul-Fronteira e Copa Fernandão e dará vaga ao Campeonato Brasileiro da Série D 2015.

Copa Serrana – Primeiros jogos

Domingo, dia 3

Veranópolis x Esportivo – 15h

Marau x Panambi – 18h

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.