Como o seu corpo reage quando você para de fumar?

Não é nenhuma novidade que o tabaco faz mal à saúde, mas o que muitos não sabem é que já nos primeiros dias sem cigarro é possível sentir melhoras. Você sabia que 48 horas sem fumar melhoram o paladar e o olfato sensivelmente? Quando um fumante resolve deixar o vício, seu organismo reage e ele entra em um período de abstinência. Como o cérebro está acostumado a receber nicotina, na falta dela, a pessoa até pode sentir irritação, tristeza, entre outros desconfortos. 


Dificuldades

Ao deixar de fumar, o corpo passa por um período de adaptação. A dependência ao abandonar o cigarro pode provocar dificuldades de concentração, tonturas, alteração no sono e até no ritmo intestinal. Há fumantes que sofrem também de dependência psicológica ou emocional. Já que em muitos casos o cigarro serve de “apoio”. Além disso, está presente ainda a dependência comportamental, associada às atividades do dia a dia. Tomar um cafezinho ou sair com amigos são atividades associadas ao cigarro e, muitas vezes, a pessoa fuma sem perceber.


Mais sintomas

Durante as primeiras semanas sem o cigarro, os sintomas podem parecer negativos. É comum que a pessoa sinta indigestão, náuseas ou azia. O ex-fumante também pode apresentar tosse, congestão nasal, catarro ou ronquidão. Alguns até sentem formigamento nos pés ou nos dedos. A insônia também pode surgir nesse período. O lado bom de tudo isso é que a partir da terceira semana o corpo começará a notar os efeitos positivos de deixar o vício.


Droga

A nicotina é uma droga considerada poderosa e por isso é tão difícil deixar o vício. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), essa droga chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. Quem se expõe à nicotina também tem 10 vezes mais chance de desenvolver um câncer de pulmão.


Benefícios

Apenas oito horas sem fumar e o nível de oxigênio no sangue se normaliza. O sistema circulatório melhora a partir da segunda semana deixando a corrida e a caminhada mais fáceis. Além disso, a pele e os cabelos começam a ganhar brilho. E a melhor parte, entre 5 e 10 anos depois de deixar o vício, o risco de sofrer um infarto é igual ao de uma pessoa que nunca fumou. 


Dicas para deixar de fumar

Agora que você já conhece os benefícios de largar o cigarro, talvez seja mais fácil começar. Estas dicas podem te ajudar: não deixe maços de cigarro e cinzeiros à vista. Beba água, principalmente quando sentir vontade de acender um cigarro. Evite bebidas alcoólicas e café nas primeiras semanas, principalmente se elas estiverem associadas ao ato de fumar. Se você gosta de acender um cigarro quando termina uma refeição, uma boa ideia é sair da mesa, escovar os dentes e procurar uma atividade para fazer.

Por Lucila Runnacles
(Fonte: www.ehow.com.br)

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.