Como será o clima na segunda metade de julho

Veja a tendência de chuva e temperatura para a segunda quinzena de julho depois de uma primeira metade do mês de extremos

Foto: Diogo Zanetti

Após uma semana com temporais por todo o Rio Grande do Sul, a chuva dá uma trégua aos gaúchos. Conforme análises da MetSul Metereologia, a tendência no estado é de predomínio do tempo firme nos próximos dez dias com muito sol. No final do mês, por conta de um bloqueio atmosférico, que vai trazer aumento da chuva mais para a região do Prata e o Uruguai, pode chover com maior intensidade mais ao Sul do estado gaúcho.

Temperatura na segunda metade de julho

A segunda metade de julho começa com o Sul e o Sudeste do Brasil sob influência de uma massa de ar frio. Entre os dias 16 e 17 vai ingressar um reforço de ar polar no Sul que tende a prolongar o período de temperatura baixa e fazer com que a terceira semana de julho seja mais fria do que a média na maior parte do Centro-Sul do país. Durante este período, as temperaturas na Serra Gaúcha podem variar entre 2ºC e 19ºC.

Porém, espera-se que após os dias 20 ou 21 ingresse ar mais quente no Sul do Brasil e na última semana do mês sejam registrados vários dias de temperatura alta, alguns muito quentes para esta época do ano, com uma sequência atípica de dias de máximas altas para o mês de julho, oscilando entre 9ºC e 25ºC na Serra Gaúcha.