Compras devem ser intensificadas na última semana

A comemoração da Páscoa em março divide as expectativas dos supermercadistas e lojistas em relação às vendas do carro-chefe da data, os ovos de chocolate. Há os que esperam índices semelhantes aos do ano passado, enquanto outros preveem um crescimento bastante tímido. Alguns ainda estimam que o aumento possa chegar a 20%. Entretanto, há um consenso: como de costume, os clientes devem deixar o maior volume de compras para os dez dias que antecedem a data. 

As estimativas variam conforme cada estabelecimento. No Supermercado Nacional, por exemplo, o gerente, Jurandir Marinho Quines, projeta um aumento de 15% nas vendas. O índice, segundo ele, é considerado tímido em relação a 2012. O foco do estabelecimento será buscar incrementar as vendas após o dia 15.

Na rede de supermercados Imec, a expectativa é que o crescimento na comercialização dos produtos fique entre 15% e 20% em relação ao ano passado. A gestora comercial da rede, Adriane Hickmann, afirma que o preço dos ovos de chocolate aumentou entre 5% e 10% neste ano, o que pode ser um inibidor de procura. “O foco de venda mesmo está nos produtos com preços de R$ 18 e R$ 30”, afirma.

Brindes e brinquedos

Um dos fatores que podem trazer ainda mais perdas aos supermercados é a baixa procura por ovos destinados ao público adulto, que deve ser menor neste ano. Na contramão dessa tendência, a venda de modelos que contenham brindes e surpresas deve predominar. Conforme a compradora da Rede Apolo, Bernadete Pelegrin, o preço dos ovos neste ano variam de R$ 2,19 até R$ 59,90 e a projeção de crescimento nas vendas é de 5%, em relação ao mesmo período do ano passado no supermercado. Conforme Bernadete, é normal que haja um crescimento na procura nos dez dias que antecedem a Páscoa, como ocorre tradicionalmente. 

Para compensar as perdas com o feriado antecipado, os supermercadistas apostam ainda em opções que fogem do tradicional, mas não comprometem o clima da época – e que podem sair bem mais em conta para o consumidor – como bombons, balas e chocolates em barra. Outra iniciativa é de ampliar as opções em alimentos típicos da comemoração pascal, como bacalhau, peixes em geral, cestas, azeite de oliva e colombas.

Números da Páscoa

Aumento previsto nas vendas: 5% a 20% 
Preço médio dos ovos: R$ 2,19 a R$ 59,90
Previsão de venda: 9 milhões de ovos
Faturamento: R$ 89 milhões
Custo médio com compras de Páscoa no RS: R$ 160,50
Empregos temporários gerados: 1,5 mil

Faturamento de R$ 89 milhões

De acordo com pesquisa do Instituto Segmento Pesquisa, encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), ao todo, os estabelecimentos gaúchos devem comercializar nove milhões de ovos, que serão responsáveis por um faturamento de R$ 89 milhões para o setor. Segundo os dados, 63% dos consumidores optarão por comprar os produtos de Páscoa em supermercados. A comodidade de adquiri-los junto com outros produtos foi apontada pelos consumidores como o principal motivo para a escolha dos supermercados, com 52,7% das respostas. O segundo fator preponderante para a opção por esses estabelecimentos é o preço mais baixo, com 42,4%.

De acordo com o Instituto Segmento Pesquisas, os gaúchos gastarão, em média, R$ 160,50 nas compras de Páscoa. Conforme a indicação dos entrevistados, os produtos que estarão em evidência na data festiva serão o vinho nacional, que deve apresentar um crescimento de 8% nas vendas, e os pescados, que devem ter cerca de 500 toneladas comercializadas no Estado. Os chocolates lights também devem se destacar neste ano. Ainda conforme a pesquisa, os gaúchos consumirão 12% da produção nacional. 

Em relação à mão de obra, os números do Instituto indicam que 10% dos supermercadistas pretendem contratar funcionários temporários para a Páscoa. No total, eles irão gerar cerca de 1,5 mil empregos temporários no Estado, efetivando pelo menos 20% dos profissionais. 

Reportagem: Elisa Rossi Kemmer


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