Concerto da Primavera marca retorno da UCS Orquestra e celebra os sons da esperança

Quando o solista Beto Träsel entoou os primeiros versos da música “A Vida é um Rio”, de autoria de Raffa Torres, confirmou o sentimento que já se anunciava nas primeiras canções interpretadas pela Orquestra UCS. “A vida é um rio/ Estamos no mesmo barco/ Remaremos juntos”, sintetiza bem a emoção que o 14º Concerto da Primavera gerou no público que acompanhou o evento no UCS Teatro ou, de casa, pelas redes sociais: de que passamos por um momento difícil, mas que unidos, olhando e andando para a frente, como uma embarcação que segue o leito, poderemos superá-lo. O olhar com otimismo deu o tom às canções conduzidas pelos músicos da Orquestra, sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, e interpretadas nas vozes dos solistas Carol Gobatto, Tita Sachet, Rafa Gubert, além do já citado Beto Träsel.

De fato, o 14º Concerto da Primavera marca a retomada da Orquestra UCS após um período pandêmico que modificou a organização dos próprios músicos, afastou o público dos espetáculos artísticos e culturais, mas que também foi responsável por transformar a sociedade como um todo, exigindo de cada brasileiro uma resposta conjunta aos desafios de saúde e sanitários. 

Em seu discurso, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, resumiu justamente a capacidade de recuperação e de vencer os desafios impostos nos últimos tempos. “Neste retorno, foi preciso reorganizar processos e propor novos modos de fazer. Mas sempre que fomos desafiados, nos colocamos diante das tarefas que se impõem, sabedores de suas dificuldades, mas conscientes da nossa capacidade enquanto instituição de vencer nossos desafios”, destacou.

O vice-reitor da UCS, professor Odacir Graciolli, representando o reitor Evaldo Antonio Kuiava, também pontuou a retomada da Orquestra, quase dois anos após as restrições sanitárias aos eventos. “É um momento importante para marcar uma virada de página, sacudir a poeira e, com cuidado, seguir em frente”. Ele agradeceu os integrantes da Orquestra, artistas e gestores que trabalham em um novo modelo para permitir a realização de eventos como o Concerto da Primavera. 

O presidente da Unimed Nordeste RS, Ronaldo Mattia, comemorou a 14ª edição do  Concerto da Primavera, a partir da parceria entre UCS e Unimed. “Celebrar os sons da esperança não poderia ser melhor escolhido. Após termos sentido e derramado lágrimas por todos que perdemos, é um momento de esperança, para que tenhamos dias e anos melhores”, declarou. 

Esperança – “É um prazer gigante estar aqui. Obrigado UCS e Unimed Nordeste RS por acreditarem no nosso trabalho. O repertório visa contribuir na recuperação em que estamos vivendo, depois da fase complicada que passamos. Espero que o repertório possa trazer esse amor, otimismo e esperança que tanto precisa”, anunciou o maestro Manfredo Schimiedt, em nome dos músicos da Orquestra UCS. 

No repertório, músicas nacionais faziam a ponte entre o percurso desenhado para o evento e o sentimento que transborda no público quando a Orquestra toca. “Tocando em Frente” e “Começar de novo” abriram o programa. Ao final, “Dias Melhores” e “O que é, o que é” levantaram o público que pôde voltar a apreciar a Orquestra UCS.