Concerto entre orquestra da UCS e Angelo State Symphony une músicos de Bento e EUA
O evento foi realizado no dia 18/06 e faz parte das homenagens aos 50 anos da FERVI
No último sábado, 18/06, ocorreu o Concerto de Integração entre a Sinfônica da UCS e a Angelo State Shymphony (de San Angelo, Texas, EUA), celebrando os 50 anos da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI). Na ocasião ocorreu ainda o lançamento da marca ao cinquentenário, através da exposição da galeria de fotos de todos os presidentes da FERVI, através dos desenhos dos retratos feitos pela artista plástica Júlia Pasquali. A regência da orquestra ficou sob a batuta do músico, maestro e Dr. Fagner Magrinelli Rocha.
A Angelo State University é uma universidade estadual localizada em San Angelo, no estado do Texas/EUA. A ASU Symphony faz parte do curso de música da universidade e é dirigida pelo músico Fagner Magrinelli Rocha, natural de Caxias do Sul. O grupo é formado por cerca de 40 alunos e faz seis concertos ao ano. A orquestra é parte vital no aprendizado dos alunos do curso de música da ASU.
A UCS Orquestra, por sua vez, tem uma importante trajetória na cidade, tendo iniciado as suas atividades em outubro de 2001, com estreia oficial no dia 22 de novembro daquele ano e, desde então, busca contribuir para a formação artístico-cultural da região, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.
O maestro comentou sobre a realização do espetáculo em Bento Gonçalves. “Essa é uma junção de forças, e compartilhar música em Bento através das orquestras, é extremamente importante para a comunidade incentivar os músicos daqui, e dar um norte para o futuro desses jovens artistas que estão começando. Eu acho que a música tem o poder de unir as pessoas, e elevar a alma, espírito, especialmente agora que estamos voltando a ter concertos depois de uma pandemia tão longa”.
A exposição artística de Júlia também abrilhantou a noite. Ela não escondeu a alegria de ter feito os retratos dos ex-presidentes da FERVI. “É muito emocionante ver esse reconhecimento, através desses quadros que vão ficar numa galeria. Eu me sinto honrada de ter sido escolhida pelo pessoal da FERVI para fazer tudo isso, e ver como apoiam o meu trabalho. As obras originais serão destinadas para uma galeria de presidentes da FERVI, e as cópias irão circular para espalhar um pouquinho sobre a história da instituição”.
O Prefeito Diogo Siqueira, destacou sobre a importância dos 50 anos da FERVI. “A FERVI tem um papel fundamental na educação e inovação de Bento e em toda a região, e com certeza sempre foi uma locomotiva do desenvolvimento. Nenhuma região vai ter sustento e sustentabilidade se não houver uma universidade incluída no processo de crescimento. E hoje podemos dizer que a região da Serra é uma das que mais crescem no Brasil. Parabenizo a FERVI pelos 50 anos, que faz a diferença em nosso município”.
O Concerto de Integração ASU/UCS Orquestra em comemoração aos 50 anos da Fervi contou com o apoio da Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes.