Concurso inicia na terça com aumento de amostras

A 7ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro inicia nesta terça, dia 25, com a degustação das 231 amostras inscritas por 70 vinícolas. Com um aumento de 13% no número de espumantes em relação à edição anterior, que foi de 205 inscrições, o evento comprova a aposta do setor no produto que é reconhecido mundialmente. Os espumantes serão avaliados por um painel de 51 degustadores, entre enólogos, sommeliers, especialistas e jornalistas. A premiação acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 20h, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi.

As degustações são realizadas nos dias 25 e 26 de outubro na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, integrando a programação da Fenachamp, que ocorre na cidade. Serão analisados espumantes naturais provenientes de uvas vitis viníferas, e que já estejam sendo comercializados. A avaliação será feita em duas categorias: a de Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e a de Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel). Serão premiados os melhores espumantes por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos, conforme estabelecido pelas normas internacionais.

Desde a 1ª edição do concurso, o aumento na representatividade de espumantes inscritos cresceu cerca de 350%, passando de 52 amostras em 2001 para 231 este ano. Ao promover o evento, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) cumpre seu papel de comprovar e promover a qualidade da bebida. “O espumante brasileiro vem ampliando sua participação no mercado devido a sua qualidade e isso se deve também ao nosso terroir, que se difere de outras regiões produtoras”, destaca o presidente da entidade, enólogo Christian Bernardi.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também