Condenado a 21 anos de prisão homem que matou jovem de 19 anos em 2021, em Bento

O julgamento do réu iniciou na manhã desta quarta-feira, 17/08, e encerrou por volta das 17h com o resultado desfavorável para Lima. Da decisão ainda cabe recurso

Acusado de assassinato praticado em 2016 em Bento vai a Júri Popular
Acervo/SERRANOSSA

José Ricardo Correia de Lima, acusado de matar Rafael Scarton Gomes dos Santos na noite de 24 de janeiro de 2021, no bairro São Roque, em Bento Gonçalves, foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Da decisão ainda cabe recurso.

O julgamento do réu iniciou na manhã desta quarta-feira, 17/08, e encerrou por volta das 17h com o resultado desfavorável para Lima. O Júri Popular era formado por cinco mulheres e dois homens.

O defensor público Luis Antonio de Sousa Barbosa, que representou Lima, apresentou aos jurados a tese de que a ação do acusado foi em legítima defesa, procurando enquadrar o caso como lesão corporal, visto a ausência de intenção de matar por parte do réu.

Representando o Ministério Público, que apresentou a denúncia contra José, esteve presente a promotora Melissa Passos Soares. Foi destacado que os crimes aconteceram por motivo fútil.

Por causa da lei penal brasileira, José pode entrar no regime semiaberto a partir do cumprimento de 40% da pena (cerca de 8,4 anos), visto que é réu primário condenado por crimes hediondos.

A família e amigos de Rafael compareceram em peso ao julgamento. Familiares de José também estiveram presentes, o que gerou momentos de comoção no local.

O crime

O caso aconteceu após uma briga na rua Arlindo Franklin Barbosa, no bairro São Roque. Na ocorrência, a Brigada Militar (BM) encontrou dois jovens feridos por faca, caídos na via. O segundo jovem era Andreo Rodrigues da Silva, de 21 anos na época, e que teve graves perfurações no abdômen, precisou passar por cirurgia e sobreviveu. José, que tinha 21 anos quando ocorreu o crime, foi preso pela Brigada Militar na manhã do dia 25 de janeiro de 2021.