Condições das rodovias da região preocupam

Bento Gonçalves é conhecida em todo o país pelas suas belas paisagens, porém, os caminhos que levam até a cidade serrana não costumam ter nada de belo, pelo menos no que se refere às condições das estradas. Pelo contrário: a BR-470, principal rodovia que cruza a cidade, possui incontáveis buracos, que colocam em risco a vida dos motoristas, passageiros e pedestres que circulam pelo local. Porém, não é somente ela que merece uma atenção especial – as rodovias ERS-444 (Vale dos Vinhedos), RSC-453 (em Garibaldi) e a ERS-431 também precisam de providências que garantam a segurança dos usuários.  

A reportagem do SERRANOSSA, durante esta semana, fez um verdadeiro raio-x nas estradas que cortam e circundam Bento Gonçalves, para apresentar a situação dos trechos. A BR-470 é a que se encontra em estado mais precário, principalmente devido aos inúmeros buracos. Já a ERS-444 e a ERS-431 estão com boa estrutura asfáltica, longe da ideal, mas sem grandes problemas. Entretanto, ainda necessitam de uma atenção especial na pintura e sinalização. “A  444 e a 431 estão em boas condições e os índices de acidentes reduziram bastante”, explica o comandante do Grupo Rodoviário (GRv) de Bento Gonçalves, sargento Flávio Eron de Lima Borba. Ele enfatiza também que os condutores devem evitar o excesso de velocidade, ultrapassagem em locais proibidos e perigosos e ficar atentos ao carro da frente. “Em dias de chuva e com neblina, é muito importante reduzir a velocidade”, pontua Borba. Confira a seguir as condições das estradas.

ERS-444

PINTURA E SINALIZAÇÃO

A ERS-444 compreende dois trechos na cidade. Um deles, do quilômetro 0 ao 6 (entroncamento com a RSC-453), fica no Barracão. A renovação do asfalto foi feita ainda em novembro de 2014, porém, a pintura da pista só foi realizada no começo de junho. O que a rodovia necessita agora é a colocação de placas de sinalização para auxiliar os condutores, principalmente os de fora da cidade.

O outro trecho da 444 fica no no Vale dos Vinhedos, do km 14 ao km 40. Apesar de não apresentar grandes buracos na rodovia, é possível perceber extensas rachaduras. De acordo com o sargento Borba, o grande problema do local é o traçado da estrada. “Cabe destacar que o condutor deve tercuidados redobrados, principalmente no quilômetro 15, na linha Ceará, devido à quantidade de curvas acentuadas no local”, descreve o comandante do GRv.

Para o casal de turistas do Rio de Janeiro Márcio Pinto de Oliveira e Adriana da Costa, que visitava o Vale dos Vinhedos na manhã da última segunda-feira, dia 15, falta sinalização na rodovia. “Achei a estrada em boas condições e conseguimos nos guiar através do mapa e das placas das vinícolas. Mas acreditamos que ela precisa de uma nova pintura, ter os sinalizadores na pista, principalmente para quem guia à noite, e melhorar a sinalização”, pontua Oliveira.

O Daer informa que aguarda a liberação do contrato de conserva para uma ação mais efetiva de melhoria do asfalto na via. Quanto à sinalização, o departamento informou que o contrato deve ser firmado em breve.

ERS-431 – PERIGO NAS CURVAS

Apesar de ter o asfalto com poucos buracos – os existentes são pequenos, com poucos centímetros de diâmetro –, a ERS-431 necessita de uma atenção especial, não só dos órgãos responsáveis, como dos condutores.

A estrada inicia em Bento Gonçalves e segue até Dois Lajeados, porém, o trecho de responsabilidade do Grupo Rodoviário (GRv) de Bento Gonçalves é até o quilômetro 22, local mais conhecido como a ponte de Santa Bárbara. Conforme o comandante do GRv, sargento Flávio Eron de Lima Borba, a rodovia tem muitos trechos perigosos. “Os pontos de maior acidentabilidade são os quilômetros 8 e 9, por estarem em declive e com curvas muito fechadas”, alerta. Esses trechos da rodovia já foram palco de vários acidentes graves e trágicos.

Segundo o comandante, de 1º de janeiro a 15 de junho deste ano, não houve nenhum acidente com morte, mas foram registradas três ocorrências, sendo que uma pessoa acabou ferida. A rodovia necessita de melhorias como pintura, substituição das placas de sinalização, sinalizadores na pista e parte do trecho ainda é de estrada de chão, uma demanda antiga da comunidade.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que informou que, quanto à questão da falta de sinalizadores, pintura e placas, a 2ª Superintendência Regional do Daer, com sede em Bento Gonçalves, está aguardando o contrato de sinalização, que deverá sair em breve. E quanto ao asfaltamento da via, a assessoria informou que o departamento ainda está estudando a melhor solução para o trecho.

RSC-453 – PINTURA E SINALIZAÇÃO

A RSC-453, do km 107, trecho no entroncamento com a ERS-444 (Barracão), ao km 102 (trevo da Telasul), está com condições boas de trafegabilidade. Não apresenta grandes buracos, mas na terceira pista, no sentido Farroupilha-Garibaldi, ainda não foi realizada a pintura para delimitar o espaço entre as pistas e marcar o final da via, junto ao acostamento. Além da atenção com a sinalização horizontal, a rodovia necessita de placas indicativas e sinalizadores entre as pistas, que, em alguns casos, já não existem mais.

BR-470 – BURACOS E MAIS BURACOS

A BR-470 é a estrada que mais apresenta problemas, isso porque, além da falta de manutenção, é a que tem maior circulação de veículos e caminhões. A reportagem do SERRANOSSA percorreu parte do trecho da rodovia, do km 193 (Ponte do Rio das Antas) ao km 226 (Garibaldi), e encontrou inúmeros buracos, placas encobertas pelo mato, pintura semiapagada e falta de sinalização.

O que mais tem gerado reclamações por parte dos usuários da pista são os constantes buracos. Na manhã de segunda-feira, dia 15, o empresário Vanderlei Capovilla afirma que sofreu um prejuízo de cerca de R$ 800 ao danificar a roda do seu caminhão de entrega, quando entrou em uma cratera na altura do km 221. “Utilizo todos os dias a rodovia e percebo que a estrada está péssima. A sinalização está horrível, sem placas e com buracos enormes, o que tem trazido muitos prejuízos. Como hoje, acabei passando em um buraco e estragou o aro e o pneu do caminhão. Tive que parar em um posto e chamar o borracheiro para trocar. Eu deveria estar trabalhando e perdi a manhã por causa de um buraco”, desabafa o empresário. “Pago meus impostos em dia e quando recebo uma multa sou obrigado a pagar. Agora, arrumar as estradas eles não podem?”, questiona.

O empresário esteve no posto da PRF e cobrou que eles sinalizassem o local, ao menos com um cone. Conforme o policial rodoviário federal Lucas Martins, o buraco onde aconteceu o acidente com o empresário havia sido sinalizado, inclusive com um cone, mas ele foi furtado. Ele alerta que o furto desse tipo de objeto é crime federal e, caso a pessoa seja pega em flagrante, pode acabar presa.

De acordo com Martins, o órgão vem cobrando melhorias na rodovia desde o mês de abril, quando se instalou em Bento Gonçalves, e, até o momento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela manutenção da rodovia, não informou quando a BR-470 irá receber reparos. O policial explica que, em casos como do empresário Capovilla, a pessoa que se sentir lesada pode entrar com um processo contra o Dnit e cobrar o prejuízo sofrido.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência regional do Dnit no Estado do Rio Grande do Sul, parte da BR-470 ainda será de responsabilidade do Daer realizar a conservação e a manutenção, através do Crema-Serra. O trecho é compreendido entre o quilômetro 193 (Ponto do Rio das Antas) e o quilômetro 210 (entroncamento com a ERS-431, no acesso a Faria Lemos). “O Dnit desenvolveu um projeto de restauração entre Bento Gonçalves (km 210) e a BR-290 (Arroio dos Ratos – km 360,7). Esse projeto contempla a restauração da pista e acostamentos, roçadas, limpeza de valas e meios-fios, tapa-buraco e sinalização. A licitação estava agendada para estasexta-feira, dia 19, mas precisou ser retificada. Provavelmente saia ainda em junho. Com a empresa  contratada, teremos condições de atuar nas melhorias do pavimento da BR-470. Paralelo à manutenção da rodovia, o Dnit desenvolve o programa BR-Legal, em que a BR-470 está contemplada, e que prevê uma atualização do projeto de sinalização e segurança das rodovias, para posterior implantação e manutenção por cinco anos. O projeto está sendo finalizado, e a empresa já está trabalhando na conservação (roçada, limpeza e alinhamento) das placas de sinalização”, esclarece a assessoria.

Reportagem: Katiane Cardoso

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