Conexão gratuita em praças entra em funcionamento
Duas praças de Bento Gonçalves já contam com conexão de internet através de rede sem fio (wireless). A praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, e a Via Del Vino, no centro da cidade, são as primeiras a ter o sinal ativado em sistema experimental, atingindo um raio de 360º. Até o final do ano, a Praça das Rosas, no bairro Cidade Alta, a Vico Barbieri e a Centenário, ambas no Centro, também terão o sinal ativo. O serviço integra o projeto Bento Digital, encabeçado pela prefeitura, vencedor do 10º Prêmio Gestor Público 2011 na categoria Tecnologia da Informação.
Apesar da praticidade e da gratuidade do sistema, é preciso que o usuário tome algumas precauções para evitar problemas. O Desenvolvedor Web Fernando Henrique, de Bento Gonçalves, diz que a segurança na rede tem que ser feita em duas frentes: por parte de quem desenvolveu o sistema e por parte do usuário. “De nada adianta uma empresa ou instituição gastar milhões em segurança se o usuário não colaborar. Qualquer pessoa que esteja conectada à internet pode ter o computador invadido se não tomar algumas precauções”, alerta. Ele enumera três cuidados principais: ter o sistema operacional (Windows, Linux, Mac) original e manter sempre atualizado; ter um bom antivírus (existem versões gratuitas bastante eficazes) e mantê-lo atualizado; e não abrir mão do firewall (sistema que monitora as conexões do computador), que também deve ser atualizado sempre que necessário.
De acordo com a diretora da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Rita de Cássia dos Santos, a rede multisserviços da prefeitura é controlada por rigorosos padrões de segurança. “Utilizamos uma solução chamada UTM (Gerenciamento Unificado de Ameaças), um equipamento robusto com várias funcionalidades integradas. Esta solução é utilizada por grandes empresas privadas, governo federal e alguns bancos”, detalha. Rita explica que, através deste equipamento, cada serviço está em uma rede. “Isto quer dizer que, embora a rede da prefeitura seja uma só, ela é subdividida em várias sub-redes (chamadas de VLANS). No caso da nas praças, cada local tem sua rede exclusiva”, explica.
A diretora conta que a preocupação com eventuais descuidos dos usuários motivou a criação de um folheto informativo com dicas de bom uso da internet que será distribuído aos usuários no próximo domingo, 27, dia em que a rede entra em operação em duas praças. “Os usuários da rede wireless nas praças não estão 100% seguros de invasões e propagação de vírus oriundos da internet. Para tanto, cada um deverá possuir seus próprios programas de segurança pessoais, como antivírus, além de manter seus programas e sistemas operacionais sempre atualizados”, recomenda.
Qualquer equipamento que possua dispositivo para recebimento de sinal wireless poderá acessar a rede gratuita disponibilizada nas praças. Não haverá senha de acesso. Basta o usuário localizar a rede “Bentodigital” e clicar em conectar. A conexão terá velocidade de 5 Mbyte, tanto para download (baixar arquivos) quanto para upload (carregar), mas poderá ser aumentada no futuro conforme a demanda. O sinal está limitado ao raio da praça, mas em alguns casos, como no da praça do bairro São Bento, é possível que alguma moradia da redondeza também possa ter acesso à rede, com sinal baixo. Toda navegação nas redes públicas do Bento Digital são monitoradas e auditadas. Além disso, conteúdos considerados impróprios, como pedofilia e pornografia, entre outros, são bloqueados.
Greice Scotton
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa