Confederação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos repele bloqueios e reconhece vitória de Lula

A nota oficial da instituição vem em meio a dezenas de protestos organizados por caminhoneiros e pessoas da sociedade civil que não concordam com o resultado do pleito nacional

A Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC) divulgou uma nota oficial na noite desta segunda-feira, 31/10, onde reconhece a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o próximo presidente do Brasil. A manifestação vem em meio a dezenas de protestos organizados por caminhoneiros em estradas federais e estaduais não só no Rio Grande do Sul, mas em mais de 22 estados. Os manifestantes, em sua maioria apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, não concordam com o resultado do pleito nacional.

Na nota oficial, a Conftac destaca que a vitória de Lula foi apertada e que o petista precisará governar para todos os brasileiros e não apenas para seus apoiadores. A organização relembrou que estas foram eleições polarizadas, mas que os candidatos respeitaram a decisão das urnas – até o momento de publicação desta matéria, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia reconhecido a vitória de Lula.

“Desta forma, a Conftac vem a público reconhecer o resultado das eleições de 2022 e parabenizar todos os candidatos eleitos e também os não eleitos pela participação neste processo tão importante para o nosso país. Cabe agora pensar nos próximos passos, afinal, os desafios são enormes, tanto sociais, como econômicos e políticos”, diz a nota.

“Estamos certos que o transporte autônomo de cargas será tratado com a devida importância que o modal rodoviário possui para o desenvolvimento do Brasil. Acreditamos que o presidente eleito, alguém que por natureza e convicção faz frente às dificuldades e é forte adepto a novos desafios, tratará como prioridade as demandas do setor”, continua a manifestação da instituição.

Sobre os protestos e interrompimento de circulação de veículos, a Conftac destaca que os respeita, mas que é contrária aos bloqueios das rodovias e quaisquer atos que prejudiquem a sociedade.

Sobre a Conftac

A Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas – CONFTAC foi criada em 2015 para unir as bases sindicais e defender os interesses da categoria dos transportadores autônomos do país, fortalecendo ainda mais a atuação junto aos órgãos públicos. A entidade pretende vencer o obstáculo da burocratização do sistema de credenciamento dos caminhoneiros autônomos e permitir melhores condições e direitos para que exerçam o seu trabalho com segurança, oportunidades de investimento e com representatividade junto aos órgãos governamentais.