Confira dicas para conviver bem com a intolerância à lactose
A intolerância à lactose é a falta de capacidade de digerir o açúcar existente no leite e alimentos derivados. Nesses casos, o organismo não produz – ou produz em quantidade insuficiente – a enzima digestiva chamada lactase, que tem a função de quebrar e decompor a lactose, o açúcar do leite. “Essa condição causa distúrbios intestinais a quem consome uma quantidade de lactose maior do que aquela que o seu corpo pode digerir e absorver”, esclarece a nutricionista e professora da área de gastronomia do Senac Bento Gonçalves Francine Schievenin.
Ela explica que os sintomas são muito parecidos aos de outros distúrbios digestivos, o que contribui muitas vezes para um diagnóstico equivocado sobre a verdadeira presença de intolerância à lactose. Dor abdominal, distensão intestinal, ruídos estomacais, flatulência, náusea, vômitos, diarreia e constipação são alguns indícios do problema. “A presença e a intensidade dos sintomas dependem de muitos fatores, incluindo a quantidade de lactose consumida, tempo do trânsito intestinal, idade e origem genética do indivíduo”, esclarece Francine.
Porém, é importante salientar que a intolerância à lactose não é uma doença, mas uma carência do organismo. Por isso, pode ser controlada com dieta e medicamentos. Há diversas alternativas para os intolerantes manterem uma alimentação equilibrada e saudável. “Quem sofre de intolerância à lactose pode consumir leites como o de soja, de amêndoas assim como seus derivados”, indica a professora. “Também temos a presença de cálcio nas hortaliças verdes escuras, como couve, espinafre, agrião e acelga. As castanhas, o gergelim e algumas frutas, como o açaí, também possuem boas quantidades da vitamina”, completa.
Dicas
A professora do Senac Bento Gonçalves preparou algumas dicas e recomendações para os intolerantes à lactose conviverem da melhor forma com o problema. Confira:
– Você ainda pode desfrutar dos seus alimentos lácteos favoritos. Se você é intolerante à lactose, não significa que necessariamente deve desistir de se alimentar de produtos lácteos, que são ricos em nutrientes. Muitos especialistas recomendam que o consumo de lácteos deve ser mantido (com alguns ajustes), pois eles são essenciais para uma dieta saudável.
– Encontre o que é melhor para você. A quantidade de lactose nos alimentos lácteos não é a mesma. Comece com quantidades pequenas e dê preferência aos alimentos com menos gordura. Outra opção é consumir os produtos lácteos com outros tipos de alimentos. Além disso, você tem a opção de usufruir de produtos lácteos sem lactose.
– Use e abuse dos produtos sem lactose. Eles fornecem os mesmos nutrientes essenciais que o leite normal, tais como cálcio, potássio e vitamina D. Usufrua sem receio. Hoje, as opções no mercado já são inúmeras.
– Cozinhar pratos sem lactose é fácil. Mesmo que você tenha sido diagnosticado com intolerância, as suas refeições podem continuar sendo feitas com muito sabor. Busque receitas e se divirta! Há muitas alternativas para você e a sua família.
Receitas sem lactose
Sorvete sem lactose
Ingredientes:
2 copos de leite de coco
2 copos de morangos congelados
1/3 de copo de mel
Modo de preparo: junte todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que fiquem homogêneos. Coloque a mistura em um recipiente e deixe no freezer por cerca de 1 hora e meia. Depois desse tempo, coloque o sorvete no liquidificador, bata novamente e sirva.
Bolo de Banana sem lactose
Ingredientes:
1 e ½ xícara de açúcar mascavo
3 ovos
1 pitada de sal
5 bananas nanicas amassadas
1 colher de canela em pó
3/4 de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha integral
1 colher (sopa) de fermento em pó, açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo: bata na batedeira o açúcar, os ovos e o sal até ficar bem homogêneo. Acrescente as bananas, o óleo e a canela e continue batendo. Coloque as farinhas e o fermento e bata novamente. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno a 180ºC, por cerca de 45 minutos. Depois de assado, polvilhe o açúcar e a canela.
Leite de amêndoas
Ingredientes:
De 12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas
1 copo de água mineral
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, coe e guarde na geladeira.