Confraria comemora elaboração de cachaça própria

Prestes a completar quatro anos de existência, a Confraria Gaúcha da Cachaça, única da bebida no Rio Grande do Sul, com sede em Bento Gonçalves, terá registrado em sua história mais um momento significativo, neste sábado, dia 14. Os confrades irão comemorar a abertura da bordalesa e realizar a degustação de uma cachaça elaborada e destilada por eles mesmos no início de 2014, na Cachaçaria Velho Alambique, de Santa Tereza.

O grupo tem 28 integrantes, sendo três de Caxias do Sul e dois de Porto Alegre, e o restante de Bento. As visitas técnicas a cachaçarias do Estado são parte integrante dos encontros dos confrades, que também se reúnem para conhecer a história da bebida, sua composição e variedades. Foi em uma dessas visitas que a cachaça própria foi elaborada. De acordo com Michel Bettinelli, membro da confraria e um dos proprietários da Velho Alambique, a ideia de veio ao encontro dos objetivos da entidade de ampliar o conhecimento da bebida genuinamente nacional. “Os confrades participaram de um dia de campo, acompanhando toda a produção desde o plantio e corte, até a moagem, fermentação e destilação”, comenta. Foram produzidos 80 litros da bebida, que foi envelhecida em barril de carvalho.

Conforme o presidente da confraria, José Darci Pereira Soares, os participantes se empenham em divulgar boas cachaças, além de apoiar e estimular a produção da bebida de qualidade no Brasil. “A cachaça é um produto ainda mal compreendido aqui no Sul, considerada uma bebida de segunda classe. Aos poucos, queremos mudar esse cenário”, explica. Soares é um grande apreciador da bebida. Seu acervo pessoal, que já possui cerca de 360 rótulos, irá praticamente dobrar com a compra de novos exemplares diretamente de um colecionador mineiro.

Durante a confraternização, os confrades irão fazer uma visita técnica à cachaçaria e conferir as mudanças e investimentos realizados na fábrica pelos proprietários no último ano, além de conhecer os lançamentos da Velho Alambique, considerada uma das principais representantes do produto no Estado.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também