Congresso Movergs reúne moveleiros

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) realizou, na última quinta-feira, dia 5, o 22º Congresso Movergs. Com o tema “O mundo só vai acabar para aqueles que não estão preparados”, o encontro teve como principal objetivo preparar os empresários das indústrias de móveis para a realidade econômica, oferecendo alternativas para lidar com o cenário atualmente apresentado pelo mercado.

Palestraram aos empresários o doutor em Direito e Comunicação, Clóvis de Barros Filho, e o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola. Além deles, o sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e economista Marcelo Prado apresentou dados relevantes do Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil (Brasil Móveis 2012).

Prado retratou, principalmente, a evolução do mercado moveleiro no período de 2007 a 2011. Além disso, o sócio-diretor do IEMI destacou que o crescimento do setor, em 2011, comparado aos dados de 2010, foi positivo, diante do cenário econômico apresentado pelo mercado atual. “O crescimento de número de peças produzidas foi de 4,2% sobre 2010, quer dizer, os resultados foram melhores do que o esperado, ainda mais se comparados ao PIB, que teve crescimento de apenas 2,5%”, aprova.

Nos últimos quatro anos, o crescimento acumulado ao ano é de aproximadamente 6,5%, o que se traduz, segundo Prado, em um ritmo de crescimento muito além da média nacional. “Para 2012, a estimativa de crescimento é de 3,5% ao ano em volumes e de 4% ao ano em valores; índice mais comedido, devido à baixa do consumo interno, conforme percebe-se também na projeção do PIB”, relaciona.

O ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola, em sua explanação, apresentou dados econômicos do cenário mundial, exemplificando com alguns mercados específicos, como o chinês. “A China cresceu muito nos últimos anos, devido à alta nas exportações e o relacionamento doméstico, o que a transformou numa economia de consumo, tendo menos despesas com investimentos”, relatou. “Para os próximos anos, a taxa de crescimento da China tende a diminuir, uma vez que o governo daquele país já está reduzindo seus juros e aumentando o crédito. Especialistas antecipam, com isso, um crescimento de 8% para 2013”, afirmou.

O presidente da Movergs, Ivo Cansan, em seu pronunciamento, enfatizou a oportunidade que o setor moveleiro gaúcho terá de crescer devido à importante conquista, recentemente anunciada – a prorrogação da isenção do IPI até setembro. “Essa é uma reivindicação antiga que a cadeia produtiva de madeira e móveis vem pleiteando junto ao governo federal como forma de aumentar nossa competitividade e ajudar as indústrias do segmento a enfrentar os gargalos e entraves do mercado” relatou.

Cansan também parabenizou a todas as empresas inscritas no Prêmio Excelência Movergs 2012 e aos indicados ao título Personalidade do Setor. “A cadeia produtiva de madeira e móveis tem orgulho de prestar esse reconhecimento a vocês”, frisou. Veja os vencedorer do prêmio: 

Mercado interno

Tremarin (micro e pequena empresa);
Ponzoni (médio porte);
Marelli Móveis para Escritório (grande porte).

Mercado Externo

Manto Móveis (micro e pequena empresa);
Doripel (médio porte);
Bertolini (grande porte).

Personalidade do Setor Moveleiro Gaúcho 2012: Henrique Bertolini (Bertolini).

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também