Conheça exercícios que têm benefício em dobro

Não é de hoje que os exercícios são reconhecidos pela sensação de bem-estar que promovem em quem os pratica. Tal resultado vem de uma série de hormônios liberados quando você sua a camisa. O destaque da ação relaxante fica por conta da endorfina, substância que ajuda a aliviar o estresse. 

Algumas modalidades, entretanto, são mais populares justamente pela dupla funcionalidade: não só melhoram a condição física e estética como também proporcionam uma notável sensação de relaxamento e bem-estar, combatendo o acúmulo de tensões do dia a dia. Conheça algumas delas.

Pilates

O aluno que frequenta as aulas de pilates desenvolve a consciência corporal, melhorando a postura. Com isso, passa a realizar as atividades cotidianas com mais disposição e agilidade. Outras vantagens apontadas são o enrijecimento dos músculos, o aumento da flexibilidade e a diminuição de dores na coluna. O resultado é um equilíbrio físico e mental. As aulas de pilates são intensas, com duração de 45 ou 60 minutos – os exercícios aliviam as tensões da musculatura, a partir do alinhamento corporal. O pilates pode ser praticado por diversos perfis de pessoas, basta apenas respeitar o grau de condicionamento físico do aluno. 

Ioga

O ioga amplia o autoconhecimento do corpo e da mente. Na prática, o aluno aprende a acalmar as perturbações por meio de posturas psicofísicas (os chamados ásanas) e a controlar a respiração com exercícios de concentração e meditação. As aulas, geralmente de uma hora, garantem uma melhora na consciência corporal, ganho de força da musculatura postural e aumento da flexibilidade. O relaxamento vem no final, quando se encontra um equilíbrio entre a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, fazendo apenas o esforço mínimo para manter a postura ereta. Os benefícios são notados quando o ioga é praticado, pelo menos, duas vezes por semana. 

Tai chi chuan

Além do fortalecimento dos músculos, as sequências de exercícios feitas pelos praticantes de tai chi chuan melhoram a flexibilidade, a agilidade e a respiração. Mais do que isso, a arte marcial é recomendada para afastar o estresse e encontrar calma interior. Isso porque os exercícios estimulam a circulação sanguínea, tornando a mente mais lúcida e menos dispersa. A prática de duas a três vezes por semana garante uma boa forma física – as aulas independem do condicionamento físico do praticante, porque as movimentações são definidas do modo mais individual possível.

Alongamento

Consciência corporal e superação de limites são o foco das aulas de alongamento. No decorrer da aula, o grau de dificuldade das séries vai aumentando e, por fim, o treino é finalizado com massagem e relaxamento. As movimentações são baseadas justamente em técnicas como tai chi chuan, ioga e pilates, com participação de materiais como bola e disco. Pelo fato de os exercícios respeitarem o grau de condicionamento do aluno, não existe nenhuma restrição para a prática.

Capoeira

A modalidade é extremamente rica no aspecto físico e também cultural. Trata-se de uma arte que funde princípios de jogo, luta, dança e expressão corporal em uma única atividade. O aluno aprende movimentos de ataque e defesa, deslocamentos laterais, tradições de comportamento, musicalidade e fundamentação histórica. A lista de vantagens para o corpo é grande. Entre elas, o aumento da capacidade cardiorrespiratória, do tônus muscular e a consequente diminuição da massa gorda, além da melhora do reflexo e equilíbrio. A recomendação para os adeptos é de praticar ao menos uma hora e meia por aula, três vezes por semana. 

Fonte: Portal Minha Vida

(Foto: reprodução)