Construção civil vive novo cenário em Bento

Aumento no estoque e diminuição nas vendas caracterizam um novo momento no mercado imobiliário de Bento Gonçalves. Este novo cenário é a conclusão do 15º Censo Imobiliário, realizado pela Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinedos) entre agosto de 2012 e julho de 2013, e apresentado na noite desta terça, dia 19. 

Ao contrário da edição anterior da pesquisa, que apontava crescimento de 5% nas vendas, o censo 2013 revela mais estoques e menos unidades vendidas, além da diminuição das vendas, principalmente nas faixas populares.

As 1.216 unidades existentes em agosto de 2012, subiram para 1.478 no mesmo mês deste ano, um crescimento de 21% no estoque. Do total, 98,3% são apartamentos, sendo mais da metade de dois dormitórios. A maior parte do estoque (975 unidades) está em construção.

A pesquisa também mostra que houve uma redução de 31% nas vendas, caindo de 1.820 unidades vendidas no ano passado para 1.253 este ano. Esta diminuição é mais significativa em imóveis populares, o que mostra que as demandas foram praticamente supridas, trazendo novas necessidades. 

Quase 40% dos imóveis vendidos tem um valor venal inferior a R$ 115 mil, o que reflete a atual política habitacional que vive o país, devido, principalmente, ao programa Minha Casa, Minha Vida. No ano anterior, no entanto, este percentual era de 51,5%.

A pesquisa aponta, ainda, que o maior número de imóveis foi vendido no bairro Humaitá. A maior oferta de unidades está nos bairros Borgo e Centro.

O estudo é resultado da coleta de informações junto a 221 empreendimentos (69 empresas) com áreas superiores a 500m². “Somos 82 associados e conseguir está ampla adesão é motivo de orgulho e resultado de muito trabalho. Tenho certeza que esta pesquisa tem muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor no município”, destaca Diogo Parisotto, presidente da Ascon Vinhedos.

A pesquisa levantou a disponibilidade de imóveis novos na cidade, considerando: tipos de unidades, área média, faixas de valor, características dos imóveis, fontes de recursos para a construção e o estágio das obras em comercialização. Obras industriais não entram no diagnóstico. O 15º Censo Imobiliário de Bento Gonçalves está disponível no site www.asconvinhedos.com.br. Cada associado receberá um exemplar da pesquisa.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.