Construção do novo presídio é tema de encontro entre prefeito e secretário de Segurança Pública

Com o objetivo de conhecer o andamento do processo de permuta de bens inservíveis do Estado para a construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, o secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. “Tenho conhecimento de que este é um assunto que se arrasta há algum tempo. Estamos dependendo somente da finalização da avaliação dos bens relacionados e pré-avaliados pelo município para resolver de vez este assunto. Nosso sistema prisional está um caos, é uma escola de criminalidade e temos que estancar este problema com ações de prevenção e ressocialização”, enfatizou o secretário.

Ele questionou o prefeito a respeito das áreas e prédios a serem permutados para a construção da nova casa prisional, possíveis investidores, avaliação e custo da obra a ser edificada numa área de 14 hectares localizada na Linha Palmeiro. O atual presídio do município, além de superlotado, encontra-se com problemas estruturais e causa inúmeras preocupações ao município e aos munícipes, especialmente por estar localizado no centro da cidade, ao lado de residências, estabelecimentos comerciais e próximo a uma escola. De acordo com Pasin, a criminalidade cresceu muito, não somente no município, “mas aqui há o agravante de que ninguém mais está sendo preso, não só pelo fato de serem crimes de menor monta, mas principalmente porque não há mais espaço no atual presídio”, disse.

A superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, ressaltou que o Presídio Estadual de Bento Gonçalves conta atualmente com cerca de 240 detentos, além de 100 que estão sendo abrigados em outras casas prisionais – Caxias do Sul, Osório, Montenegro e Venâncio Aires – devido à superlotação.

Outros dois assuntos levantados pelo prefeito Guilherme Pasin na audiência foram a renovação do convênio para manutenção do Policiamento Comunitário e a colocação em funcionamento do sistema de identificação de placas nos acessos ao município. Participaram também da audiência o procurador Geral do Município, Sidgrei Spassini, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, a diretora adjunta do Instituto de Planejamento Urbano, Melissa Gauer, o chefe de Polícia Civil do Governo do Estado, delegado Emerson Wendt e delegado de Polícia Regional da 8ª Região – Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também