Construção em Bento é referência em segurança

O registro de acidentes de trabalho na construção civil em Bento não é notícia frequente, ao contrário do que ocorre em outras cidades da Serra, que só este ano já registram cinco vítimas. O desempenho é comemorado pela Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon Vinhedos), que associa o resultado aos permanentes investimentos em prevenção feitos pelas empresas associadas.

O presidente da Ascon Vinhedos, Diogo Parisotto, explica que a entidade promove com frequência palestras, cursos e seminários de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e, ainda, atua na divulgação junto aos associados sobre adequação a normas de segurança como a Norma Regulamentadora (NR) 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. “Conscientizar nossos associados é um de nossos compromissos e este trabalho está dando excelente resultado. Nossas obras são referência não somente em qualidade como também em segurança”, destaca.

Parisotto comenta, ainda, que com o boom do setor em 2010 o número de trabalhadores na construção civil cresceu significativamente, o que fez com que a Ascon Vinhedos intensificasse esforços no sentido de atuar na prevenção. “Instruímos nossos associados a investir em equipamentos de proteção, além de reforçar a necessidade da formalidade”, salienta. A falta e o uso inadequado de equipamentos e a informalidade são fatores que contribuem para o aumento de casos de acidente registrados na região. 

Além do trabalho da associação, há a preocupação dos dirigentes das empresas, que investem cada vez mais na contratação de profissionais da área, na aquisição de equipamentos de proteção individual e coletivo, além da realização de treinamentos para os mais diversos tipos de serviços.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa