Conta de luz 6,39% mais cara

A conta de luz vai ficar 6,39% mais cara nas residências a partir do próximo domingo, dia 19. Esta semana a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário da Rio Grande Energia (RGE). A empresa atende 1,3 milhão de clientes em 262 municípios do Estado. Para as indústrias o aumento será de 7,19%.

De acordo com a assessoria da imprensa da RGE, a definição do reajuste se dá apenas por parta da Aneel, numa decisão unilateral. A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, incluindo investimentos feitos. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e um fator X – que corresponde a um percentual subtraído da inflação com o objetivo de compartilhar com os clientes os ganhos de produtividade –, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Carina Furlanetto

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br