Contêineres para coleta automatizada em Bento serão instalados na sexta-feira

Os contêineres que serão utilizados na nova modalidade de coleta de resíduos no município, a partir da utilização de caminhões automatizados, estão expostos nesta terça-feira, 28/04, na Via Del Vino, em frente à prefeitura. A instalação dos equipamentos e o início da operação do sistema estão previstos para sexta-feira, 01/05

Inicialmente, os novos contêineres serão instalados na área central e na rota gastronômica (ruas Herny Hugo Dreher e avenida Planalto), devido ao volume de resíduos produzidos nos locais e ao intenso tráfego de veículos.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus.


 

Para realizar a coleta automatizada, a RN Freitas adquiriu três caminhões, sendo um responsável pela movimentação dos containeres (munck), um compactador carga lateral automatizado e um lavador automatizado. Também foram adquiridos 140 contêineres (70 pares de resíduos orgânicos e recicláveis) específicos para o funcionamento do sistema.

O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o contêineres para o local.

São contêineres totalmente vedados, com maior capacidade, que terão uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Além disso, os moradores poderão depositar os resíduos 24 horas por dia. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.

Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os contêineres serão desinfetados toda semana no lavador automatizado. O horário de recolhimento, que antes ocorria às 18h nos pontos, passará para as 19h.

A empresa salienta que o quadro de funcionários será mantido, não havendo prejuízos para os atuais contratados.

Foto: Laura Kirchhof