Contratações temporárias devem suprir déficit

Como forma de suprir a falta de profissionais afastados em virtude de licenças e aposentadorias e as vagas que deixaram de ser preenchidas com a anulação do concurso público, a prefeitura de Bento Gonçalves contratará servidores da área de Educação de forma temporária e emergencial. São 115 vagas para educadores de Escola Infantil, professores do Ensino Fundamental, auxiliares de Educação Infantil, supervisores escolares e orientadores educacionais, que deverão iniciar o trabalho já no início do ano letivo de 2016.

A autorização para contratação foi aprovada nesta semana pela Câmara de Vereadores. Segundo levantamento feito pela secretaria municipal de Educação (SMED), estão previstas de 45 aposentadorias para o ano de 2016. Além disso, atualmente, há 232 suplementos de carga horária.

O edital de chamamento deve ser publicado nas próximas semanas e os profissionais serão classificados conforme a formação exigida para o cargo e a pontuação de títulos. As contratações terão o prazo de dez meses, renováveis por igual período, se necessário.

De acordo com a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, mesmo que o concurso público não tivesse sido anulado – em razão das investigações da Operação Cobertura –, as contratações emergenciais e temporárias seriam necessárias. “Há cargos em que não houve nenhum aprovado”, explica. Com a anulação do certame, a prefeitura anunciou a realização de nova disputa, ainda sem data definida. Segundo a secretária, o número de vagas na área de Educação poderá ser revisto.

Cronograma de matrículas e rematrículas

Na próxima semana, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, iniciará o prazo de rematrículas para Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Médio, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição de novos alunos poderá ser realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro. Estudantes com idade até 17 anos devem ser matriculados pelos pais, e, a partir de 18 anos, podem efetuar a própria matrícula. Os documentos (certidão de nascimento, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço) devem ser entregues diretamente na instituição de ensino. As matrículas para Ensino Fundamental, Médio e Especial serão realizadas entre os dias 14 e 18 de dezembro. Para EJA, os testes classificatórios serão aplicados nos dias 11 e 12 de fevereiro, com matrículas nos dias 15 e 16 de fevereiro. 

No caso das Escolas Municipais Infantis, o prazo de inscrição encerrou no dia 13 de novembro. Os selecionados serão divulgados no dia 1º de dezembro e deverão ser matriculados até o dia 11. 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.