Contricom realiza reunião em Bento

A Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Contricom), sediada em Brasília, realizou a sua primeira reunião de base no Rio Grande do Sul. A cidade escolhida para a segunda etapa do processo de descentralização das atividades da entidade foi Bento Gonçalves, que teve como anfitrião o Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom BG) em conjunto com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Rio Grande do Sul.

No encontro realizado no Centro de Lazer do Sindicato, o presidente da Contricom, Francisco Chagas Costa, o Mazinho, defendeu a nova política de descentralização das atividades. “Por muito tempo o movimento sindical e suas confederações ficaram centralizados nas capitais e conseqüentemente o interior era praticamente esquecido. Temos a certeza de que este processo vai mudar, pois precisamos saber o que acontece nas bases, onde estão os trabalhadores”, observou.

Mazinho considera que a sede da confederação que está no Distrito Federal deva operar no sentido político. “Lá, o aproveitamento tem que ser diferente. Devemos aproveitar todo o espaço para os debates políticos, pois tudo está em Brasília, mas toda a pauta para estes debates deve se originar nas bases”, comentou.

Neste processo de descentralização, o presidente da confederação tem como meta a ampliação de uma rede de informações que levem mais conhecimento aos trabalhadores. “Vamos para o interior do Brasil, levando palestrantes que estejam habilitados e transmitir conhecimentos e preparar nossos companheiros para os novos tempos. “As coisas mudaram no Brasil. O trabalhador não está mais a espera do cabresto. Ele adquire conhecimento no seu dia-a-dia e quer estar mais preparado para desempenhar o seu papel. Assim ele afasta o que é ruim e agrega o que é bom”, concluiu.

O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes destacou a importância da realização do encontro em Bento Gonçalves. “A vinda da Contricom ao município demonstra a importância desta que é um dos maiores pólos moveleiros do Brasil e o papel dos trabalhadores deste setor. Além disso, podemos mostrar a realidade que vivemos e fortalecer o movimento sindical nas lutas pelos direitos dos nossos companheiros trabalhadores”, concluiu.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também