Coordenadora de RH do Tacchini palestra em Caxias

“Ter um ambiente onde eu me sinta valorizado é muito importante. Por isto, o trabalho do gestor é crucial”, destacou a coordenadora de Recursos Humanos da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, Denise Soares, palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), da última segunda-feira, dia 28. A psicóloga justifica que uma pesquisa da Global Workforce Study detectou que para atração, os profissionais valorizam itens relacionados com políticas da empresa e pacotes de remuneração/benefícios, além de oportunidades de crescimento profissional. Porém, os mesmos itens não garantem a permanência delas na organização, pois os motivadores principais das pessoas estão ligados ao ambiente de trabalho, o que diz respeito diretamente ao gestor.

Os dois itens mais importantes na retenção, segundo os profissionais pesquisados pelo estudo apresentado pela convidada, são: “clareza sobre o que a empresa espera de mim; e possibilidade de expressar o que penso”. Na sequência aparecem: programa de benefícios combinados com programas sociais que atendam às necessidades; meritocracia, ou seja, diferenciação por desempenho; e reputação da empresa como boa empregadora, que trata do orgulho de pertencimento.

Denise sustenta que muitos funcionários são perdidos pela falta de competência do gestor. Ela sugere que cada vez que um profissional sair da empresa o gestor se pergunte onde foi que errou, considerando seus dois principais papéis: formar e reter.

Para ela, cabe ao gestor desenvolver o profissional diariamente, e não acompanhar anualmente sua evolução, como tem ocorrido em muitas empresas. Denise indica três principais práticas para o gestor: energia positiva, aposta com confiança; feedback direto, que deve ser feito individualmente; e coaching – “eu faço e você observa”, “você faz e eu ajudo”, e “você faz e eu observo”.

Sobre a escassez de mão de obra, Denise questiona se não é preciso repensar as exigências para os cargos. “Estamos esquecendo o essencial, que são as competências comportamentais: ética, educação, responsabilidade e comprometimento. Nenhum treinamento dá conta de resolver problemas de estrutura de pessoa, de caráter”.

 

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